O assustador apito asteca da morte

Desde que existem as guerras e que o ser humano habita o mundo, foram inventados diferentes modos de causar terror no inimigo, de demonstrar poder de guerra ou controle e de paralisar a força antagônica. E não apenas no âmbito das armas: a cultura asteca, população guerreira que estendeu seus domínios lutando contra suas aldeias vizinhas, desenvolveu métodos estranhos para vencer o inimigo – o que agora podemos chamar de ataque psicológico. Entre eles, está o Ehecachichtli, também conhecido como apito da morte.

Este instrumento com forma de caveira recebe seu nome do deus do vento, Ehécatl. Basta escutá-lo uma única vez, por apenas alguns segundos, para imaginar o que podiam sentir na própria pele aqueles que enfrentaram os astecas no campo de batalha, ao escutar dezenas ou centenas de apitos soando ao mesmo tempo e produzindo um grito lancinante, torturador e difícil de ser esquecido.

Os pesquisadores explicam que, além de servir para a guerra, o Ehecachichtli era usado também em rituais funerários, como uma forma de acompanhar o defunto em sua jornada para a terra dos mortos.

Veja nos vídeos abaixo o som emitido por este apito:

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.