A história da baleia que afundou um navio e os sobreviventes recorreram ao canibalismo

O barco baleeiro Essex, que havia partido de Nantucket, Massachusetts, no EUA, foi afundado após o ataque de uma cachalote de 80 toneladas, quando estava a 3.700 quilômetros da costa ocidental da América do Sul, no Oceano Pacífico. O barco contava com uma tripulação de 20 homens, que caçavam baleias, em busca do óleo e ossos. Contudo, uma baleia enfurecida atacou o barco em 20 de novembro de 1820, e a afundou. A tripulação escapou em três barcos abertos, mas apenas cinco dos homens sobreviveram à terrível jornada de 83 dias, até atingirem a costa da América do Sul, onde foram resgatados por outros navios.

Para sobreviver, os homens praticaram o canibalismo durante a longa viagem. Em um certo ponto, quando eles estavam à beira da morte, eles tiraram no “palitinho” para ver quem seria morto para servir de comida. Uma segunda rodada do palitinho decidiu quem daria o tiro.

Três outros homens que tinham ficado em uma ilha deserta do Pacífico foram salvos depois, quando também estavam à beira da morte por conta da fome. Esta história, em parte, inspirou Herman Melville a escrever o clássico livro Moby Dick (1851).

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.