O que acontece no seu corpo se você segurar urina por muito tempo?

Felizmente, a maioria de nós consegue ter o controle pleno do funcionamento da bexiga, então depois de receber esses sinais podemos ir ao banheiro imediatamente, ou segurar a urina até o momento apropriado para isso. Mas quando a decisão é de não ir até um banheiro na mesma hora, o que realmente estamos fazendo com o nosso corpo?

O esfíncter da uretra se fecha

O nosso sistema urinário contém esfíncteres cilíndricos na bexiga que podem segurar e liberar a urina para a uretra. Quando você segura o xixi, esses sistemas que funcionam como portões se fecham para que nenhum líquido passe sem a sua ordem, prevenindo qualquer vazamento.

Quando esses músculos são estimulados de forma natural, não existe nenhum problema, mas se a repetição começa a acontecer de forma consistente, efeitos mais graves podem ser percebidos no corpo.

Você pode desenvolver problemas e infecções

Seja porque você está segurando o xixi por muito tempo ou está segurando várias vezes ao longo do dia, você está submetendo seu corpo a efeitos a longo prazo, incluindo o maior risco de infecções no seu corpo. Ao forçar os músculos da bexiga com frequência, você faz com que eles fiquem mais fracos, o que pode levar a problemas como retenção urinária.

Quem sofre com o problema convive com dificuldades para esvaziar a bexiga. Vítimas da condição podem não conseguir começar a urinar ou não conseguir esvaziar completamente a bexiga quando começam.

O risco, porém, só é frequente quando você segura a urina por períodos muito longos fazem isso de forma rotineira. Sendo assim, se você só precisa fazer eventualmente por conta de uma emergência, talvez não precise ficar preocupado, mas é bom ficar atento.

Segurar grandes quantidades de urina por muito tempo também expõe o seu corpo para bactérias que podem oferecer dano ao corpo. Por isso, é possível que infecções no canal urinário ou bexiga se desenvolvam.

Sua bexiga pode estourar

Apesar de ser um problema extremamente raro e incomum, algumas pessoas realmente sofrem com o estouro das bexigas. A maioria dos casos, no entanto, só acontece quando já há algum outro tipo de dano ao órgão, então não é uma preocupação que deva atingir todo mundo.

Na maioria dos casos em que há acúmulo de urina por muito tempo, a pessoa irá urinar em si mesmo antes que qualquer tragédia mais grave ocorra. Porém, existem casos de pessoas que estavam tão fora si por conta do efeito do álcool, por exemplo, que não conseguiam perceber os sinais do corpo que diziam que era preciso ir ao banheiro.

Um famoso caso ligado ao tema é do astrônomo Tycho Brahe, que viveu no século 16. Brahe era um cientista fantástico, que contribuiu para o ramo com suas pesquisas sobre supernova, cometas, órbitas planetárias e outros conhecimentos espaciais.

Apesar da inteligência e do trabalho exemplar, Brahe morreu por uma causa completamente inesperada. Ele se recusou a deixar um banquete para urinar pois achou que seria uma falta de respeito com as regras de etiqueta do evento. Porém, quando chegou em casa, percebeu que não podia urinar. A retenção levou a uma série de problemas que o deixaram sofrendo com delírio e, eventualmente, com a explosão da bexiga.

Talvez a maioria dos casos não seja tão graves, mas esse tipo de episódio real pode servir de alerta para os momentos em que bate aquela vontade de dar uma passadinha no banheiro, não é mesmo?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Thais Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.