Como as drogas eram usadas no Antigo Egito

Embora cada geração acredite ter descoberto para o mundo as virtudes e os riscos do consumo de drogas, esta é uma prática ancestral que pode remontar aos tempos do Antigo Egito. Seu uso, de origem curativa, serviu também para a criação de estados de transe, para a perda de temores e para a desinibição.

Algumas das drogas mais consumidas eram o cânhamo, o ópio e papoula, cujos efeitos sedativos e anestésicos constam no Papiro Ebers, um dos tratados médicos mais antigos do mundo, escrito no Egito, em 1.500 a.C.

Também se usava a mandrágora, cujo efeito alucinógeno e anestésico, de acordo com alguns pesquisadores, provocava a midríase, efeito de sonolência, que pode ser constatado nos olhos dos egípcios retratados nos murais que decoram os antigos templos; e o estramônio, muitas vezes utilizado por magos e exorcistas.

Era frequente o consumo de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja, que, segundo descobertas arqueológicas, faziam parte do dia a dia do Egito desde o ano 4.000 a.C. Além de ser usada com fins decorativos e alimentares, a flor de lótus branca também foi utilizada em diversos processos, por suas propriedades afrodisíacas e sedativas do sistema nervoso.

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.