Conheça o Evangelho das Bruxas e o renascimento do paganismo no ocidente

Durante pesquisas na Itália, no final do século XIX, o folclorista americano Charles Leland entrou em contato com uma mulher misteriosa chamada Maddalena, que deixou em suas mãos um antigo manuscrito sobre bruxaria.

O livro, intitulado “Aradia” ou “O Evangelho das Bruxas”, foi minuciosamente traduzido por Leland e impresso em 1899. O texto está centrado na figura mitológica de Aradia, vinda à Terra para ensinar aos oprimidos as artes da bruxaria como forma de resistência social. Nele, estão compilados feitiços, orações e práticas mágicas de origem medieval. Essa informação havia sido guardada com muito cuidado por séculos e é uma das provas mais contundentes que existem atualmente sobre a tradição ocultista na Europa.

A antiga religião das bruxas é baseada em princípios da solidariedade e foi utilizada secretamente para enfrentar o poder dos senhores feudais da época. Muitos de seus preceitos foram transmitidos oralmente entre mulheres e incluíam desde fórmulas medicinais até táticas políticas.

Charles Leland afirmou: “nesse Evangelho das Bruxas, temos, no mínimo, uma descrição fiel da doutrina e dos rituais durante os sabás. Elas adoravam divindades proibidas e praticavam atos ilícitos, inspirados tanto na rebelião contra a sociedade quanto em suas próprias paixões”.

O texto constitui uma verdadeira contrarreligião, anti-hierárquica e oposta ao catolicismo. Leland estava convencido de que no seu tempo ainda havia uma sociedade secreta de bruxas seguidoras desse evangelho.

A publicação do livro significou um renascimento para a cultura pagã no ocidente. Diversos acadêmicos estudaram a obra, cuja última edição data de 1999.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.