A adoção de termos em inglês por parte das empresas é algo cada vez mais comum. Você já deve ter se deparado com muitas palavras e expressões que não entendeu muito bem na hora e, até para se não se sentir deslocado, precisou pesquisar o significado depois.
Para esclarecer algumas de suas dúvidas, apresentamos o significado das famosas siglas destinadas aos diretores de diversas áreas em uma organização:
CEO (Chief Executive Officer)
Diretor geral ou presidente da empresa, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional.
Um CEO é o diretor responsável pela função de conduzir a gestão de uma empresa, definindo qual será sua visão e postura dentro do mercado e quais serão asestratégias que serão adotadas para que a organização consiga atingir suas metas, mantendo-se competitiva.
Se uma empresa possui um presidente, a função CEO, subordina-se somente a ele. Entretanto, é bastante comum no atual mundo corporativo que CEO e presidente sejam a mesma coisa.
Um Conselho de Administração, formado por representantes dos acionistas da empresa, fiscaliza e defini as diretrizes que o CEO tem como função pôr em prática.
Para auxiliar os trabalhos do CEO, e conforme o tamanho da empresa, existe um certo número de diretores subordinados que possuem cada um uma função própria, a exemplo do Chief Financial Officer, que podemos traduzir como Diretor Financeiro e oChief Operating Officer que pode ser entendido como Diretor de Operações, considerado o braço direito do CEO.
CFO (Chief Financial Officer)
Diretor financeiro, é o profissional que comanda a administração e planejamento financeiro da empresa.
CIO (Chief Information Officer)
Diretor de Tecnologia da Informação, fica responsável por toda a informática de uma empresa.
CMO (Chief Marketing Officer)
Diretor de Marketing, coordena e administra todas as ações de Marketing da companhia.
COO (Chief Operating Officer)
Diretor de Operações, é o braço direito do CEO e responsável por cuidar de perto do negócio da empresa.
CTO (Chief Technical Officer)
Diretor técnico, mais presente em empresas de TI e indústrias, dirige ações de cunho tecnológico e/ou científico.
CPO (Chief Product Officer)
Diretor de produtos, comanda as atividades relacionadas aos produtos da organização, como concepção, projeto e produção.
CHRO (Chief Human Resources Officer)
Diretor de Recursos Humanos, é o profissional que dirige as ações voltadas à gestão de pessoas e, muitas vezes, à comunicação interna da corporação.
CCO (Chief Communications Officer)
Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade.
CLO (Chief Legal Officer)
Diretor jurídico, é o responsável por proteger legalmente a empresa e deve garantir que as estratégias da companhia atendam as questões jurídicas.
CKO (Chief Knowledge Officer)
Diretor de Conhecimento, deve gerir o capital intelectual da organização e o conhecimento dos profissionais em relação ao negócio.