Revelada na Escócia prisão de bruxas do século XV

Escavações em uma capela revelam local onde bruxas eram torturadas antes de serem queimadas em local público.

A cidade de Aberdeen, na Escócia, é conhecida por ter sido implacável na caça às bruxas. Os documentos religiosos mostram que somente no ano de 1597, a localidade julgou e executou 23 mulheres e um homem acusados de feitiçaria. Recentemente, historiadores que trabalham na restauração da Capela Mither, que faz parte da Igreja de São Nicolau, encontraram um anel de ferrado usado no século XV para prender as “bruxas”.

O líder do projeto de restauração, Arthur Winfield, explica que esse artefato sugere que na capela eram torturados os acusados de bruxaria. De acordo com o historiador Chris Croly, da Universidade de Aberdeen, a onda de perseguição às bruxas começou no século 15, na Europa, e chegou na Escócia por volta da década de 1590. Anos mais tarde, a prática chegou até aos Estados Unidos, onde aconteceu o famoso julgamento das bruxas de Salem.

As execuções eram comandadas por comissões reais sob comando do rei. Em Aberdeen, os arquivos mantêm uma organizada e detalhada documentação dos julgamentos e execuções. Dentre os documentos, é possível encontrar, por exemplo, comprovantes de pagamento a um ferreiro local, responsável pela forja de anéis e algemas utilizados na prisão das bruxas.

Um dos julgamentos mais famosos de Aberdeen em 1597 envolveu dois membros de uma família. A mãe, Jane Wishart, foi acusada de 18 ações de bruxaria, incluindo feitiços que teriam causado doenças em seus vizinhos e induzido um cão a atacar uma criança. O filho de Wishart, Thomas Leyis, foi condenado por chefiar um grupo de bruxas que teria dançado com o diabo à meia-noite na área do mercado de peixes de Aberdeen. Tanto mãe como o filho foram estrangulados e queimados.

Esqueletos ao lado da capela

Além da prisão para bruxas, outras escavações no local feitas em 2006 e 2007 revelaram corpos de mais de 2 mil pessoas, enterradas ao lado da capela. Esses corpos são, provavelmente, de moradores daquela época. As pessoas consideradas bruxas eram enterradas longe da igreja e do “solo sagrado”.

Fonte: livescience.com e The Mither Kirk Project

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.