Historiador desvenda segredo de mentes brilhantes como a de Einstein

O que os grandes gênios da história têm em comum? Qual é a característica compartilhada pelos donos das mentes mais brilhantes de todos os tempos?

O historiador da ciência James Gleick, autor de biografias de cientistas com vidas muito diferentes, mas igualmente geniais, como Isaac Newton e Richard Feynman, sabe a resposta.

Para Gleick, além da inteligência, todos os grandes gênios têm e tiveram uma capacidade extraordinária de concentração muito superior à de uma pessoa “normal”.

Essa tendência e capacidade para encontrar dentro da própria mente o espaço e o tempo livres para se entregar a uma prática específica e dedicar toda a energia é comum tanto em gênios de vida social agitada e libertina quanto nos tímidos e retraídos.

Gleick explica: “Todos os gênios tinham uma habilidade de se concentrar com uma intensidade difícil de ser imaginada para as pessoas normais… Uma paixão pela abstração”.

Essa experiência que caracteriza a genialidade, a da concentração plena, foi descrita com grande precisão pelo próprio Albert Einstein em uma carta ao seu filho, quando diz: “Esse momento em que você está fazendo uma coisa, e o prazer é tal que você não percebe o tempo passar. Devo admitir que, algumas vezes, eu perco a hora de comer enquanto estou trabalhando…”

Fonte: Pijama Surf

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.