Pesquisadores não acreditam que pedras de Stonehenge foram transportadas por humanos

De acordo com uma nova teoria, as pedras gigantes e ancestrais de um dos monumentos mais enigmáticos do mundo não teriam sido transportadas pelo homem, mas por um deslocamento glacial.

Especialistas de uma equipe científica galesa confirmaram a descoberta de provas que demonstrariam que as famosas pedras de Stonehenge teriam sido arrastadas por geleiras, refutando, assim, a teoria dos especialistas da UCL (Univesity College London), que aponta a origem dessas pedras na escavação e posterior transporte de Pembrokeshire, a cargo do homem, há 5 mil anos.

Brian John, responsável pela equipe de pesquisadores, está convencido de que as pedras foram transportadas por geleiras por meio de diferentes formações geológicas e sedimentos que poderão estar relacionados aos deslocamentos da última glaciação, ocorridos há 20 mil anos.

“Há uma prova clara a favor do deslocamento glacial e não há nenhuma evidência a favor da teoria do transporte humano”, afirma John. “Acreditamos que os arqueólogos estavam tão entusiasmados em contar uma boa história que ignoraram ou mal interpretaram a evidência que estava diante de seus olhos”, ele concluiu de forma enfática.

Fonte: The Telegraph

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.