Decifre código secreto da segunda guerra mundial e ganhe 40 mil euros

Um empresário europeu ofereceu 40 mil euros para a pessoa que conseguir decifrar um complicado código secreto, criado e utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Trata-se de Dídac Sánchez, um empresário espanhol, fundador de uma empresa catalã de software de criptografia, que lançou um concurso internacional, do qual já participam mais de 2 mil pessoas de 30 países, até o momento sem sucesso.

No início, a recompensa para quem conseguisse decifrar esse código secreto era de 25 mil euros, mas as tentativas fracassadas levaram o empresário a incentivar ainda mais o trabalho, oferecendo até 40 mil euros ao gênio que cumprisse a missão.

A história desse desafio começou no Reino Unido, quando, em 1982, David Martin encontrou o esqueleto de um pombo-correio enquanto reformava a chaminé de sua casa. O pombo levava consigo uma cápsula vermelha, presa a uma de suas patas, em cujo interior foi encontrada uma mensagem cifrada que os serviços de inteligência não conseguiram decifrar até hoje.

A mensagem está escrita em um papel fino, tipo seda, e é formada por 27 códigos, cada um deles compostos por cinco letras ou números. Ele foi assinado pelo sargento W. Stot, de quem se desconhecem mais informações.

Fonte: europapress.es

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Existem muitas pessoas que não são capazes de nada, e nem acreditam em fatos reais, nem elas mesmas vendo. Eu sou cético,por exemplo, acredito que o sãnscrito não morreu, é um língua que data de milhões de anos. Por que algumas nações chamadas de evoluídas iria queres o aniquilamentos do Sãnscrito? Santos Escritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.