Estudos realizados por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, comprovaram algo que eu já sabia, porque sinto na pele diariamente: ser muito bonito, muito lindo, gato mesmo, atrapalha na vida.
Eles analisaram uma série de estudos relacionados ao efeito da beleza física na vida social e chegaram a uma conclusão surpreendente. Apesar de reconhecerem que, inconscientemente, a atração física é associada à inteligência ou ao sucesso, eles encontraram inúmeras desvantagens para as pessoas bonitas.
Esse padrão é mais comum para mulheres, que poderiam se achar menos aptas para cargos de maior responsabilidade e autoridade pelo fato de serem belas. Ainda na área profissional, costuma ser conflituoso, durante o recrutamento, se o entrevistador considerar o candidato como mais atraente que ele, o que acabaria trazendo dificuldades em conseguir a vaga para os mais bonitos. Os pesquisadores retomaram um estudo de 1975, segundo o qual as pessoas tendem a se distanciar mais ao cruzar com uma mulher atraente do que com uma menos atraente.
É a ambivalência de uma virtude: apesar de transmitir poder, também faz com que os demais sintam que não podem se aproximar. E isso acontece de tal maneira que, de acordo com um estudo baseado em dados de um portal de encontros na internet, há quem se sinta intimidado pela beleza; por isso, prefere pessoas “menos perfeitas”.
No meu caso, não se intimidem, podem se aproximar, ok garotas? 🙂
Fonte: BBC