Robô-urso de pelúcia feito em impressora 3D ajuda crianças com câncer

Contrariando a ideia de que robôs são criações metálicas – as quais dificilmente você estenderia um abraço – um grupo de pesquisadores do MIT Media Lab apresentou um pequeno robô cujo nome de “batismo” denota, inclusive, que ele é, em sua essência, bem fofo.

Chamado de Huggable (algo próximo de “abraçável”), o robô ou urso de pelúcia foi criado para interagir com crianças que estão sob tratamento contra câncer ou outras doenças que exigem internação por longos períodos. A proposta é que o Huggable possa aliviar a dor e a ansiedade desses pacientes.

O estudo está sendo conduzido no Hospital Infantil de Boston. Em um vídeo produzido pela Wired é possível ver a interação do urso com uma das pacientes do hospital. O Huggable conversa, diz que não sabe contar nenhuma piada e ainda brinca de jogos de adivinhação.

O sistema por trás do urso de pelúcia não é totalmente automatizado. Os pesquisadores utilizam uma plataforma chamada Wizard-of-Oz, que é, na verdade, operada em um laptop por uma pessoa que se encontra em uma sala ao lado. O Huggable ainda utiliza funções de um smartphone Android. A tela é usada para reproduzir os olhos, viva-voz, microfone e câmera também foram aproveitados para o sistema.

Muitas partes do robô também foram criados em impressora 3D, o que poderá, por exemplo, baratear os custos de uma produção em larga escala. Sensores de pressão também foram colocados nas duas patas, assim como diversos sensores foram espalhados pelo corpo do robô.

Segundo informações da BBC, o estudo conduzido pelo MIT conta também com a participação de uma equipe de profissionais do hospital. Uma das propostas é estudar como as crianças interagem com o robô e comparar seus impactos e efeitos do “tratamento” com outras experiências que envolvem tablets ou mesmo ursos de pelúcia tradicionais.

via IDG Now!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.