Pesquisadores conseguem decifrar antigo código egípcio com feitiços e maldições

Pesquisadores das universidades de Macquarie e Sydney, na Austrália, conseguiram desvendar os segredos de um código egípcio antiquíssimo, de 1300 anos. Após três décadas de análise, especialistas confirmaram que se trata de um livro de feitiços, denominado “Manual Egípcio de Rituais de Poder”. O exemplar foi encontrado por um comerciante, entre o final dos anos 70 e o início dos 80, que, posteriormente, o vendeu à Universidade Macquarie. Desde então, as tentativas de traduzir o texto foram muitas, todas sem sucesso.

O código egípcio, ou manual de rituais e sortilégios, foi inteiramente confeccionado em páginas encadernadas de pergaminho e, provavelmente, escrito por algum morador do Alto Egito, há 1300 anos. O livro possui um total de 20 páginas manuscritas em copta (a última fase do idioma egípcio antigo).

Nele, estão 27 feitiços e uma grande quantidade de desenhos e invocações. Os pesquisadores descobriram poções de amor, formas para expulsar espíritos malignos, receitas para ter sucesso nos negócios e remédios contra algumas doenças, como a icterícia. Entre as maldições que puderam ser decifradas, inclui-se a de enfeitiçar alguém: “Após proferir a fórmula mágica, você tem que colocar duas unhas na parte superior da porta da pessoa que você deseja conquistar; uma em cada lado da porta”.

O código original é exibido no Museu de Culturas Antigas da Universidade de Macquarie. Os pesquisadores suspeitam que o autor, ou autores, tenham sido monges ou sacerdotes, que utilizavam o texto como manual de ajuda para seus fiéis. De qualquer modo, a verdade sobre sua autoria ainda é um total mistério.

Fonte: Muyinteresante

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.