Setor de tecnologia cresce 15% em Santa Catarina

O ano termina com bons resultados para o setor de tecnologia de Santa Catarina. De acordo com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o faturamento das empresas nesta área cresceu em média 15% em relação a 2013. Apesar de o aumento ser inferior ao registrado nos anos anteriores – 20% em média – o resultado foi considerado positivo em função do fraco resultado econômico do país neste ano. A indústria catarinense, por exemplo, teve recuo de 0,8% em vendas, de acordo com balanço relativo ao período de janeiro a outubro divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

São aproximadamente 1,8 mil empresas de TI em Santa Catarina que empregam mais de 20 mil pessoas. Um fator que favoreceu o desempenho acima da média de algumas organizações catarinenses foi o modelo de Verticais de Negócios da ACATE. A iniciativa possibilita o contato estratégico entre empresas que atuam no mesmo segmento — Agronegócio, Cloud Computing, Educação, Energia, Games, Governo, Manufatura, Saúde, Segurança, Sustentabilidade, Telecom e Têxtil. Ao todo são 123 empresas participantes.


Segundo Guilherme Bernard (foto), presidente da Associação, apesar da boa projeção, algumas medidas são necessárias para fortalecer ainda mais o setor. “Um desafio aos negócios de tecnologia é planejar a busca de negócios internacionais, de modo a ficarem menos dependentes do mercado brasileiro” diz.

Para o próximo ano, um dos novos estímulos para as empresas de tecnologia locais será a nova sede da ACATE, que terá infraestrutura de alto padrão, 22 salas de reunião e todo o espaço projetado para promover os negócios colaborativos e a satisfação no trabalho. O empreendimento está localizado na SC-401, em Florianópolis, na região conhecida como Rota da Inovação.

fonte: Acontecendo Aqui

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.