Nerdices entrevista Rocelo Lopes, o maior minerador de Bitcoin do Brasil

O Koins e o Nerdices estão publicando, neste mês de dezembro, uma série de rápidas entrevistas com os CEOs das exchanges brasileiras e outras empresas que atuam na economia Bitcoin.

Enviamos emails com as perguntas nos dias 11 e 12 de dezembro. O critério para estabelecer a ordem de publicação foi o tempo de retorno ao nosso email. Quem respondeu mais rapidamente, foi publicado também mais rapidamente.

Iniciamos por Andre Horta, da Bitcoin to You, seguido por Safiri Felix, da Coinverse, depois Daniel Novy, da Basebit, seguido por João Canhada e Guto Schiavon, da FoXBit, exchange lançada no último dia 11 de dezembro.


A última entrevista é com Rocelo Lopes, maior minerador de Bitcoin do Brasil, que além de minerar também comercializa bitcoins pela CoinBR, uma “loja de bitcoins”, como ele mesmo define. Rocelo tem participado ativamente da comunidade Bitcoin brasileira e dos eventos realizados no Brasil. No início de novembro a CoinBR patrocinou a transmissão online da II BitConf (Conferência Brasileira sobre Bitcoin e criptomoedas, realizada em São Paulo) e em dezembro também esteve presente na LaBitConf (Conferência Latinoamericana sobre Bitcoin, realizada no Rio de Janeiro).

Rocelo, você, que conhece bem o ramo de mineração e de exchanges, que em 2014 esteve em diversos países, sempre com negócios envolvendo o Bitcoin, como avalia o ano de 2014?

Para o Bitcoin 2014 foi um ano de amadurecimento, mas ainda falta muito trabalho a fazer e muitas oportunidades que ainda não estão sendo exploradas. A entrada de grandes players com certeza foi um dos pontos de maior importância para nós que queremos o crescimento do Bitcoin. Mas é a relativa estabilidade no preço que fez de 2014 um ano para acreditar que 2015 será ainda melhor.

Na CoinBR 2014 foi um ano de muito estudo e aprendizado. É o nosso primeiro ano de existência e focamos em pesquisa e desenvolvimento, a fim de encontramos a correta posição de atuação da CoinBR no mercado atual. Após todos os testes realizados nos 3 laboratórios (São Paulo, Minas Gerais e África do Sul) decidimos iniciar a construção da “Farm” de Bitcoin e Darkcoin no Paraguai. Também decidimos que iríamos atacar em duas frentes, mineração e venda direta.

Na área de mineração iniciamos conversas e testes com a spondoolies-tech de Israel e estruturamos a Farm no Paraguai pra que possa chegar ao máximo de 140PH/s e 100MW/h de consumo máximo de energia.

No que diz respeito a venda direta de Bitcoin criamos o conceito de loja, onde venderemos o Bitcoin a preço competitivo com o mercado nacional, sem a cobrança de nenhum tipo de fee. E o principal: sem fazer custódia, seja de BRL ou BTC.

Apresentamos a CoinBR ao mercado patrocinando a transmissão do streaming da II BitConf realizada em São Paulo. Mas o resultado mais positivo foram os bate-papos na LaBitConf do Rio de Janeiro, onde podemos interagir com várias pessoas do seguimento e mostramos uma maneira diferente de introduzir o Bitcoin no mainstream. E claro que  ter conhecido pessoalmente os principais players e deixar claro a cada um deles que a CoinBR veio pra somar e ajudar a colocar muito mais Bitcoins no mercado nacional.


E o que você e a CoinBR esperam para 2015?

Para o Bitcoin acredito que seja o ano de conquista de mercado. Mais empresas passarão a aceitar Bitcoin e mais usuários irão se juntar a comunidade de Bitcoiners. Pelo que ouvimos na LaBitConf algumas melhorias irão garantir melhores resultados de segurança e privacidade. Mas para o mercado brasileiro ainda temos muito trabalho em divulgação e melhoria nos serviços prestados para atrair e manter novos adeptos.

Para a coinBR, graças aos resultados alcançados em 2014, o ano de 2015 será de muito relacionamento com o mercado e desenvolvimento de novas soluções.

Nas duas áreas que vamos atuar temos as seguintes metas:

Mineração: aumentar de forma rápida o poder de mineração entre 300 e 500 TH/s mês; colocar 150 bitcoins por dia no mercado nacional a preços próximos ao mercado internacional; colocar 100 bitcoins por dia no mercado internacional; aquisição de um terreno para a construção e instalação em uma sede própria. Visto que a CoinBR é uma empresa 100% brasileira, vamos colocar a nossa bandeira como uma das principais na área de mineração.

Loja de Bitcoin: desenvolver a aplicação (app) para que os lojistas possam aceitar Bitcoin de forma segura e com preços competitivos; desenvolver o modelo de franquia; investir em publicidade para fortalecer a marca e sempre visando passar segurança e transparência para o usuário.

 

Agradecemos ao Rocelo e à todos os demais que aceitaram nosso convite e participaram dessas rápidas entrevistas. Desejamos muito sucesso à CoinBR, que já está fazendo uma grande diferença no mercado brasileiro e, temos certeza, fará ainda mais.

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. ,Vladimir para Wladimir, gostaria de somar esforços para a popularização do Bitcoim, em pesquise achei seu trabalho, desbravador ..parabens …sou de Santos-SP …quando haverá
    outros eventos …quero ajudar…quero participar….

    13 98117 2080

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.