Old Tjikko – A mais antiga árvore do mundo, ainda viva, brotou em algum momento durante a última Era Glacial, cerca de 9.550 anos atrás. Este abeto, um gênero de árvore conífera, de quase 5 metros, está plantado na província de Dalarna, Suécia. Pode parecer com uma árvore de Natal do Charlie Brown e do Snoopy, mas não se deixe enganar: quando seu sistema radicular começou a se espalhar, as Ilhas Britânicas ainda estavam ligadas à Europa por uma ponte de gelo. Foi encontrada pelo geólogo Leif Kullman.
Matusalém – é o nome pouco criativo que deram ao pinheiro bristlecone das Montanhas Brancas da Califórnia. Estima-se que tenha quase 5.000 anos de idade. A localização exata da Matusalém é um segredo do Serviço Florestal, para sua proteção. Em 1964, uma árvore um pouco mais velha, chamada de Prometeu, foi acidentalmente derrubada por um cientista que não sabia que a árvore era tão antiga.
Llangernyw – com cerca de 4.000 anos de idade, trata-se de um teixo exuberante. Foi incluído em uma lista de 50 grandes árvores do Reino Unido em 2002, o que, na medida de honras das árvores, significa muita coisa. Llangernyw foi plantada no que é hoje uma igreja. Imagine que quando ele foi plantado, as pirâmides do Egito recém haviam sido inauguradas 🙂
Zoroastriano Sarv – uma árvore no centro do Irã, é um de seus monumentos nacionais. O cipreste de mais de 4000 anos nasceu quando os povos antigos da Ásia Central estavam inventando rodas com raios, e ao longo de sua longa vida, testemunhou o advento da civilização humana moderna.
A Árvore dos Cem Cavalos – este enorme castanheiro perto do vulcão Etna, na Sicília, tem entre 3.000 e 4.000 anos de idade. Seu nome inimitável vem de uma antiga lenda onde 100 cavaleiros encharcados com seus corcéis buscaram refúgio em uma tempestade, sob seus ramos. É quase crível: esta árvore verdadeiramente maciça detém o recorde mundial para perímetro, com quase 60 metros de circunferência – quase o comprimento de uma pista de hóquei.
fonte: Mentalfloss