296 anos da morte do pirata Barba Negra

O pirata Barba Negra, que aterrorizou o Caribe e a costa sul da América no Norte, foi morto em um dia como este, no ano de 1718, em uma batalha sangrenta contra homens da marinha britânica, que foram enviados da Virgínia. O pirata morreu após ser atingido por cinco balas de mosquete e sofrer 20 ferimentos provocados por espadas. O confronto aconteceu da ilha de Ocracoke, na costa da Carolina do Norte.

O nome verdadeiro de Barba Negra era Edward Teach. Embora pouco se saiba sobre sua infância, provavelmente nasceu em Bristol na Inglaterra. Pode ter sido um marinheiro em navios corsários durante a Guerra da Rainha Ana, antes de se estabelecer na ilha caribenha de Nova Providência, local onde Teach reuniu uma tripulação por volta de 1716. Ele começou sua carreira em 1713, quando se tornou tripulante de um navio do pirata Benjamin Hornigold.


Em 1717, depois que Hornigold aceitou uma oferta de anistia geral da coroa britânica e se aposentou como pirata, Teach se apoderou de um navio mercante francês, que possuía 26 canhões, que depois foram ampliados para 40. Ele também rebatizou o navio de “Vingança da Rainha Anne”. A embarcação foi o carro-chefe de uma frota pirata durante seis meses. Barba Negra chegou a ter quatro navios e mais de 200 homens. Diz a lenda que Barba Negra ateava fogo em sua longa barba escura durante as batalhas para intimidar os inimigos.

Formou uma aliança de piratas e bloqueou o porto de Charleston. Após uma extorsão aos habitantes, encalhou o Vingança da Rainha Ana em um banco de areia perto de Beaufort. Ele zarpou em companhia de Bonnet, estabelecendo-se na cidade de Bath, onde recebeu o perdão da Coroa Britânica. Contudo, logo voltou ao mar e atraiu a atenção do governador da Virgínia Alexander Spotswood. Spotswood organizou um grupo de soldados e marinheiros para tentar capturar o pirata, o que fizeram em 22 de novembro de 1718. Durante uma feroz batalha, Teach e vários membros de sua tripulação foram mortos por uma pequena força de marinheiros liderados pelo tenente Robert Maynard.

Um líder astuto e calculista, Teach desprezou o uso da força, utilizando apenas a sua temível imagem para obter a resposta desejada. Ao contrário dos dias modernos, a figura tradicional do pirata tirânico comandou seus navios com a permissão das tripulações, e não há o conhecimento de informações que o mostrassem ter prejudicado ou assassinado prisioneiros. Após a morte, foi romantizado e se tornou inspiração para vários piratas em obras de ficção numa variedade de gêneros.

“Maldito seja, seu miserável! Quem é você?” O tenente deu-lhe a resposta: “Você pode ver pelas nossas cores que não somos piratas”. Barba Negra pediu que aproximasse o barco para que pudesse ver quem era; mas o senhor Maynard assim respondeu: “Eu não posso privar-se do meu barco, mas irei entrar a bordo do seu assim que puder, com minha chalupa.” Dito isto, Barba Negra tomou um copo de bebida alcoólica e disse para ele com essas palavras: “Maldito aproveitas minha alma se eu lhe pedir clemência, ou se você fizer isto para mim.” Em resposta ao que, o senhor Maynard relatou, ele não esperava clemência do pirata, nem deveria dar-lhe qualquer – relato de diálogo entre Maynard e Barba Negra

Bandeira do pirata Barba Negra


Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.