Células Anonymous divergem e rompem com Anonymous Br4sil

Há algum tempo, diversas células vêm denunciando a deturpação da Ideia Anonymous promovida pela TV Globinho do Br4sil, também conhecida como Anonymous Br4sil. No entanto, essa página está há alguns milhares de seguidores a frente das demais, o que leva a muitas células a não se desvencilharem da maior página “Anonymous” no Brasil, ainda que não concordem com muitos conteúdos divulgados nela.

Vocês podem se perguntar “mas se a página em questão é tão maior que as outras, qual o problema com ela?”. Bom, uma página que tem como objetivo difundir a Ideia Anonymous, mas que tem como plano de ação divulgar notícias da grande mídia não deveria ser levada tão a sério. Nela quase não se vê produção independente. Quase não se promovem reflexões e pensamento crítico. Nela praticamente apenas se cospe e reproduz senso comum.

Há vários meses pudemos perceber uma tímida tentativa de transformar a Ideia Anonymous em mais um movimento contra a corrupção – sobretudo a do PT –, principalmente após a aproximação da página com a ‘Brasil contra a Corrupção’. Mas hoje nos deparamos com um grupo de discussões chamado ‘Anonymous Contra a Corrupção’, com a proposta de “divulgar tudo de errado de todos os partidos”. Ora, a corrupção político-partidária nunca esteve entre os principais alvos de Anonymous, inclusive a corrupção do indivíduo, do ser, sempre foi mais afrontada por ações Anonymous do que a corrupção do poder público.

Isso quer dizer que nós não repudiamos a corrupção do poder público? Não, de forma alguma. Só entendemos que ‘corrupção’ é um conceito muito vago, além de ser apenas um reflexo de um problema que é muito maior. Lutar contra a corrupção protege aquilo que é a raiz do problema, mas se na sua concepção a corrupção é o único problema a ser erradicado em nosso país, acredito que inúmeros movimentos irão receber-lhe de braços abertos, só não tente fazer com que Anonymous pareça ser algo que não é.

Anonymous é hiperdemocracia, tecnocracia e total liberdade de expressão, informação e comunicação. Mas vocês já ouviram falar alguma coisa sobre qualquer um destes conceitos na página Anonymous Br4sil? Acredito que não. Curioso, né?
Só há democracia se ela é direta, não acreditamos no sistema representativo, então, pouco importa qual partido está no poder, ele não nos representa. É importante deixar claro que apartidarismo não é apenas não militar por partido algum, mas também é não militar CONTRA um partido específico. Logo, podemos desconfiar do apartidarismo de algumas páginas apoiadas pela Anonymous Br4sil (mas como uma ideia apoia algo?!).

O resultado do trabalho da maior página “Anonymous” no Brasil é bastante visível, principalmente em grupos de debates. Muita gente prova não entender nada de Anonymous, não conhecem seus princípios, acreditam ser um grupo, não se veem como parte da Ideia. É isso que a Anonymous Br4sil tem: seguidores. Não se importando com o senso crítico, eles apenas querem seguidores para aplaudir seu glorioso trabalho e se auto afirmarem.

Vale lembrar que a Anonymous é a mensagem dos 99% de oprimidos e explorados contra o 1% de opressores e exploradores. Estamos sempre do lado dos mais fracos. Estamos sempre do lado dos oprimidos. Estamos sempre do lado dos explorados. Até que exista equidade.

Então não há espaço para opressores na Anonymous. Sim, um homofóbico também é explorado pelas forças estatais e do capital, mas não é de todo bem vindo. Isso vale para machistas, transfóbicos, racistas, nazifascistas, xenófobos, etc., etc., etc.

Todo preconceito nasce na ignorância, então a fase I do Plano deve ser suficiente para extingui-los. É bastante infeliz ter que tocar neste ponto, mas ‘liberdade de expressão’ é diferente de ‘liberdade de opressão’. Nós não defenderemos o seu ilusório direito de limitar ou hostilizar a manifestação da identidade de alguém.

A página Anonymous Br4sil é um desserviço para a propagação da Ideia Anonymous e nós não devemos compactuar com a deturpação da Ideia que compartilhamos. Sabemos que nós vamos desagradar a muitos com essa nota, mas essa ruptura, mais do que nunca, se faz necessária. Só pedimos que olhem mais atentamente aos conteúdos divulgados em páginas ditas Anons e não se esqueçam dos princípios da Ideia.

A autovigilância e vigilância dos trabalhos de nossos irmãos são fundamentais para garantir uma prática Anonymous coerente e para seguir a Fase II do Plano. Contudo, uma página que não consegue nem ao menos difundir a Ideia Anonymous nunca chegará à Fase II.

Pedimos que questionem tudo o que leem. Produzam seus próprios materiais. Criem células. Participem de grupos de estudos. E não esperem nada por isso. Quem está procurando por holofotes se perdeu nos conceitos mais básicos da Ideia.

Nós não queremos seguidores, queremos pessoas que lutem ao nosso lado. Junte-se a nós! Sua participação é fundamental para construirmos um trabalho Anonymous condizente com o nosso ideal.

Anonymous Curitiba
Posteriormente também assinada pela Anonymous FUEL

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 5 Comments

  1. Meu, bando de muleque que se acha super heroi e fica usando essas mascaras ridiculas. pqp criança e foda mesmo

  2. Bando se script kiddies que se acham hackers e adoram deface…
    Isso é essa bosta de anonymous… um bando de crianças que nem sabem o que é hackerismo.

  3. Sim, mas no caso esses empurradores de mouse são os brasileiros.. o grupo Anonymous internacional eu ainda apoio. O grubo BR q é um lixo msm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.