Por que a maioria dos problemas pode ser resolvida com reboot

Chame o suporte, ao telefone, quando estiver com um problema na sua máquina. A primeira pergunta que irão fazer é “já tentou reiniciar?”.
Por mais que você ache isto chato, costuma resolver, não é?
Neste artigo, vou responder por que os problemas costumam desaparecer depois que você reinicia um aparelho.

Todo mundo tem problemas

Quando falamos em crash, congelamento, BSOD (Blue Screen Of Death — Tela Azul Da Morte) todo mundo olha pro Windows, lá no canto da sala, com cara de cachorro que caiu da mudança.
Não. Não é só o Windows que quebra. Todos os sistemas operacionais têm problemas de vez em quando. Alguns mais, outros menos – e isto costuma variar muito em função do uso da máquina.

Alguns problemas precisam mesmo de um reinicio do equipamento

Quando o windows “trava”, mostrando a famosa tela azul da morte, esta foi causada por um erro de nível baixo – que pode corresponder a um problema com algum driver ou mau funcionamento do hardware.
Neste ponto, o Windows fica em uma situação em que ele não sabe como “se recompor”. O que ele faz, então?
Trava. Exibe as informações que tem sobre o erro na tela e, se possível, reinicia o computador pra você – o que resolve o problema encontrado.

Mas, afinal, não seria melhor se ele corrigisse o problema para mim? Claro que sim. E os sistemas operacionais agem sempre neste sentido, de tentar corrigir ou contornar erros. Mas, nestes casos, o código não tem instruções sobre como proceder e o sistema pára, mesmo.
No Linux, a depender do driver que apresentou problemas, é possível resolver a questão sem reiniciar, na linha de comando. Mas isto não é tarefa para iniciantes.

Reiniciar quando o sistema está muito lento

Pode ocorrer que um determinado programa começou a se comportar mal e passou a usar 99% do tempo da CPU – e está drenando todos os recursos do sistema. O sistema ainda não travou, mas também não está mais respondendo. Ao reiniciar a máquina, você pode evitar abrir este programa específico, na próxima vez e tentar resolver o problema – desinstalando-o e reinstalando, por exemplo.

O Firefox e seus problemas de vazamento de memória

Embora seja coisa do passado, serve como exemplo. O Firefox, à medida em que você ia abrindo janelas/abas ia tornando todo o seu sistema mais lento. Neste caso, apenas reiniciar o navegador costumava ser o suficiente, para limpar a memória que ele ocupava no sistema.

O roteador parou de funcionar

Quando você tem um problema para navegar na Internet por conta do roteador, normalmente você o reinicia – e todas as suas configurações padrão são restabelecidas, além de que ele pode, através de uma nova conexão ao provedor, estabelecer uma linha mais eficiente.

Diferença entre “soft reset” e “hard reset”

Vamos usar o seu smartphone como exemplo, desta vez.
Quando você o reinicia normalmente através do menu, você está fazendo um reinicio via software e previsto pelo sistema. Isto se chama soft reset.
Ao entrar no modo recover do aparelho, você pode reiniciar o sistema, apagar todas as mudanças feitas e voltar o aparelho ao ponto do qual ele saiu da fábrica. Isto é o que se chama hard reset.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.