Conheça o smartphone modular do Google

A idéia de um smartphone em blocos não é nova, mas é também recente… e já saiu do papel!
Desde o anúncio do Phoneblok, em Setembro do ano passado, a idéia do smartphone em blocos ganha força e apoio de grandes empresas — lentamente.
Na essência, o conceito é simples: criar um dispositivo móvel modularizado, cujas partes possam ser facilmente substituídas e atualizadas, sempre que o dono quiser — assim você não troca o aparelho inteiro, mas apenas a parte que não te satisfaz mais (a câmera? A memória RAM? A tela?). Outra possibilidade é montar o aparelho de acordo com suas necessidades pessoais.
O projeto Ara, que iniciou-se dentro dos domínios da Motorola, ainda quando esta pertencia ao Google, não foi incluído “no pacote” vendido pra Lenovo, no primeiro semestre de 2014.
Assim, o projeto Ara se move pela possibilidade de as pessoas personalizarem seus aparelhos — montando-os com peças ou módulos diferentes, que atendam suas necessidades específicas.
O projeto está adiantado e alguns protótipos, funcionais já foram demonstrados em conferências (veja o vídeo).
As peças são posicionadas no endosqueleto do dispositivo e mantidas em seus lugares através de magnetos eletro-permanentes, evitando desgastes com os constantes encaixes/desencaixes.

Kit de desenvolvimento do projeto Ara

O kit de desenvolvimento é composto de 3 devboards (plataformas de hardware de desenvolvimento):

  1. Uma processadora de aplicações da Texas Instruments com um microprocessador TI OMAP 4460 AP rodando o Linaro (um Android modificado);
  2. Uma placa de switches UniPro que oferece as funcionalidades de rede ao endosqueleto Ara;
  3. uma plataforma genérica que suporta o tunneling de vários protocolos legados.

O design do aparelho

É o que você vê.
O chefe de design, Daniel Makoski declarou que a proposta de adaptação ao estilo de vida do portador representa estética do aparelho.
Portanto, o que se espera é comprar um endosqueleto e, de acordo com suas necessidades (ou posses financeiras), adquirir e preenchê-lo com os módulos de funcionalidades.
Como você provavelmente já percebeu, o projeto envolve impressão 3D maciça e ter acesso a esta tecnologia, com certeza, será um requisito importante aos desenvolvedores — agora a imaginação criou asas…

Elias Praciano
http://elias.praciano.com
@Coisasdogeek

Quer saber mais?
Projeto Ara
Venturebeat
Overclock 3D

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.