Estudo sugere que sondas alienígenas estão muito mais próximas do que se pensa

Matemáticos afirmam que sondas alienígenas autorreplicantes poderiam estar em operação em nosso Sistema Solar pelo uso do chamado efeito estilingue. De acordo com o trabalho de Duncan Forgan e Arwen Nicholson, do Instituto de Astronomia da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, espécies extraterrestres extremamente avançadas tecnologicamente poderiam usar o campo gravitacional das estrelas para dar velocidade às suas sondas espaciais.

Essa técnica “estilingue” não é exclusivamente alienígena: foi utilizada pelo programa espacial da NASA para que a Voyager ganhasse velocidade de planeta a planeta. Mas, para que funcione numa escala galáctica, as sondas autorreplicantes usariam manobras deste tipo em torno de estrelas, ganhando um impulso também a partir do movimento de cada estrela ao redor do centro galáctico – uma energia enorme, que poderia lançar estrelas e planetas para fora da galáxia.

Ainda de acordo com a dupla de pesquisadores, uma frota de sondas poderia se autorreplicar, construindo novas versões “filhas”, à base de poeira cósmica e gás em seu caminho pelo Universo. Desta forma, as sondas poderiam explorar exaustivamente qualquer galáxia em um espaço de tempo bastante curto em termos astronômicos.

A pesquisa dos matemáticos da Edimburgo coincide com o estudo de Jacob Haqq-Misra de 2011, que sugere que objetos de origem extraterrestre poderiam estar agora mesmo em nosso Sistema Solar, mas sem serem identificados por nós, pois ainda não teríamos tecnologia para detectá-los. Ou seja, o Paradoxo de Fermi está de volta: a aparente contradição entre as altas probabilidades de existência de civilizações extraterrestres e a falta de evidências para tais civilizações ou o contato com elas.

fonte: Digital Journal

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.