Google anuncia lente de contato inteligente – e antes da Microsoft

Google anunciou uma lente de contato inteligente, que poderá ser usada por diabéticos para ler os níveis de açúcar no sangue através das lágrimas em seus olhos. Graças a um minúsculo microchip, a lente pode fornecer uma nova leitura de glicose a cada segundo.

Alguns apontaram que o projeto segue os passos da rival Microsoft, mas este é apenas mais um motivo para aplaudir o Google, uma empresa com um talento especial para trazer a pesquisa para o mundo real – coisa que costuma não acontecer com as pesquisas da Microsoft.

A lente do Google foi lançada na semana passada e se parece muito com o projeto feito pela Microsoft. Como observa o TechCrunch, um dos Googlers por trás do projeto, Babak Parvis, já colaborou com a gigante do software de Redmond em uma lente da empresa formado para monitorar o açúcar no sangue, sem a necessidade de agulhas.

Isso tem sido frequente no Google. Contratar os melhores cientistas do mundo e empurrá-los para muito perto das linhas de frente. Há Geoff Hinton, o professor da Universidade de Toronto, que está em um projeto de construção de uma nova espécie de inteligência artificial para usar em sistemas e plataformas como Android e Google+. Há Rob Pike, o ex-pesquisador do Bell Labs que está refazendo o serviço on-line do Google com uma nova linguagem de programação chamada Go. Há Sebastian Thrun, professor de Stanford, que agora está empurrando o Google para o admirável mundo novo de carros de auto-condução. E, sim, há Babak Parvis, que já colaborou com a Microsoft e agora trabalha no Google, não só em lentes de contato, mas no Google Glass.

Sim, o Google está seguindo a Microsoft com a sua nova lente. Mas isso significa que o gadget pode realmente mudar o mundo, em vez de ganhar pó em um laboratório.

fonte: Wired

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.