O Apple II foi o primeiro computador da Apple que contava com a possibilidade de ser utilizado com um monitor. Contudo, ele não tinha uma unidade de disco, ou seja, programas e dados tinham que ser salvos e carregados em gravadores de fita cassete (que eram lentos e pouco confiáveis).
O grande problema disso tudo era que os discos — até mesmo disquetes — precisavam de controladores de hardware caros e softwares complexos. Steve Wozniak (confundador da Apple) resolveu o primeiro problema — ele projetou um controlador de disquete incrivelmente inteligente usando apenas 8 circuitos integrados, conseguindo então fazer a lógica programada que outros controladores faziam com hardware. Mas o problema não estava complemente resolvido, já que eles tinham que arrumar um software de alto nível para organizar e acessar os programas e dados no disco.
Quem conseguiu a façanha foi Paul Laughton, um programador contratado pela Shepardson Microsystems. Em 10 de abril de 1978, Steve Jobs então assinou um contrato de US$13 mil com Bob Shepardson para que um gerenciador de arquivos, uma interface BASIC e utilitários fossem criados para o Apple II.
Hoje, graças a Paul Laughton e Dr. Bruce Damer (fundador e curador do Museu de Computação DigiBarn) — e com a permissão da Apple —, o Museu de História da Computação (Computer History Museum) está disponibilizando o código-fonte do Apple II DOS para quem quiser, desde que ele não seja utilizado para fins comerciais e não seja reproduzido sem a autorização da Apple. No total são sete arquivos (PDFs, DOCXs e TXTs) os quais podem ser baixados diretamente pelo site do CHM.
fonte: MacMagazine