Snowden: o homem que os Estados Unidos quer prender

Nos últimos dias se tem falado muito no “caso Snowden”. Muita gente está acompanhando e muitos não sabem bem o que está acontecendo, quem é Snowden, o que ele fez, porque querem prendê-lo. A imprensa brasileira tem tratado Snowden como “o traidor”. Mas será realmente ele um traidor? Vamos esclarecer todo este caso pra você, agora mesmo.

Quem é Snowden

Edward Joseph Snowden nasceu em 21 de junho de 1983, em Elizabeth City, uma cidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos. É um administrador de sistemas e revelou material sigiloso do programa de vigilância PRISM da Agência de Segurança Nacional dos EUA aos jornais The Guardian e The Washington Post.

Do Havaí, onde trabalhou na Booz Allen Hamilton, e antes de revelar os documentos sigilosos aos jornalistas, Edward Snowden foi, em 20 de maio 2013, para Hong Kong. Ele esperava conseguir asilo político lá. A pedido de autoridades norte-americanas, não teve sucesso e não cumpriu com as exigências do governo de Hong Kong, não obtendo o asilo.

Em 22 de junho 2013 as autoridades federais dos EUA apresentaram acusações formais contra esse ex-agente da CIA, responsabilizando-o pelo vazamento de dados secretos do governo americano, que mostraram ao mundo detalhes do projeto de monitoramento global, denominado PRISM, que monita as conversas telefônicas e transmissões de dados na internet não apenas de cidadãos estadunidenses, mas do mundo todo.

Snowden é acusado também de espionagem, roubo e transferência de propriedade do governo, em um documento de caráter confidencial, apresentado em um tribunal federal da Virgínia.

Em 23 de junho de 2013, ele embarcou em um avião comercial da Aeroflot desde Hong Kong para Moscou.

O que é esse PRISM?

PRISM é um programa de vigilância eletrônica altamente secreto mantido pela agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos desde 2007. O programa tem como objetivo o monitoramento e a avaliação de mídias eletrônicas, de maneira a possibilitar não apenas a recuperação de informações armazenadas sobre um alvo em específico, mas também a vigilância de comunicações em tempo real.

O programa permite a escolha de qualquer cliente das empresas participantes, independentemente de estes serem cidadãos norte-americanos e de estarem ou não nos Estados Unidos. PRISM seria capaz de fornecer à NSA diversos tipos de mídia sobre os alvos escolhidos, como correio eletrônico, conversas por áudio e por vídeo, vídeos, fotos, conversações usando voz sobre IP, transferências de arquivos, notificações de login e outros detalhes pertinentes a redes sociais.

Segundo uma apresentação que veio a público, nove das grandes corporações e serviços de Internet participam do programa: Microsoft, Google, Facebook, Yahoo!, Apple, YouTube, AOL, Paltalk e Skype. O jornal The Washington Post apontou ainda que o documento vazado informa que o PRISM é “a principal fonte primária de inteligência usada nos relatórios de análise da NSA”.

O vazamento da informação veio à tona apenas um dia após a revelação de que o Governo dos Estados Unidos tem requerido secretamente à companhia de telecomunições Verizon que transfira à NSA diariamente o registro de todas as ligações efetuadas e recebidas de todos os seus clientes.

O PRISM substituiu o Programa de Vigilância do Terrorismo, que foi implementado na sequência dos ataques de 11 de setembro sob o governo de George W. Bush.

Enquanto o Programa de Vigilância do Terrorismo foi amplamente criticado e teve sua legalidade questionada, porque não foi realizado sob a aprovação do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira, o PRISM foi autorizado por uma decisão do Tribunal. A NSA continuou a operar o PRISM durante a administração Obama.

Segundo as denúncias, o Government Communications Headquarters (GCHQ) do Reino Unido também tem tido acesso ao sistema PRISM desde junho de 2010.

O que disseram as empresas envolvidas no PRISM a respeito disso

Facebook – “Nós não fornecemos a nenhuma organização governamental acesso direto aos nossos servidores. Quando solicitações sobre dados ou informações sobre indivíduos em específico são feitas ao Facebook, nós submetemos qualquer uma destas requisições a um cuidadoso escrutínio, de maneira a verificar sua acordância com todas as leis aplicáveis, provendo informações somente até onde requirido pela lei.”

Google – “O Google se importa profundamente com a segurança dos dados de nossos usuários. Nós revelamos dados de usuários ao governo de acordo com a lei, e nós revisamos todas as requisições deste tipo cuidadosamente. De tempos em tempos indivíduos alegam que nós criamos uma ‘porta dos fundos’ para o governo em nossos sistemas, mas o Google não tem uma porta dos fundos para o governo poder acessar dados dos usuários.”

Apple – “Nós nunca ouvimos falar do PRISM. Nós não fornecemos acesso direto a nossos servidores a nenhuma agência governamental, e qualquer agência governamental querendo dados de clientes precisa apresentar uma ordem judicial.”

Microsoft – “Nós fornecemos dados de clientes apenas quando recebemos um mandato judicial ou uma intimação para tal, e nunca de maneira voluntária. Além disso, nós apenas obedecemos a requerimentos sobre contas ou identificadores específicos. Se o governo tem um programa nacional de segurança voluntário para juntar dados de clientes, nós não participamos dele.”

Yahoo! – “O Yahoo! leva a privacidade dos usuário muito a sério. Nós não fornecemos ao governo acesso direto a nossos servidores, sistemas ou redes.”

Dropbox – “Vimos reportagens nas quais afirma-se que o Dropbox possa vir a ser convidado a participar de um programa governamental chamado PRISM. Nós não tomamos parte em nenhum programa deste tipo e continuamos comprometidos com a proteção da privacidade de nossos usuários.”

Onde está Snowden?

Edward Snowden enviou pedido de asilo político a 21 países, inclusive ao governo do Brasil, que não respondeu positivamente. De acordo com o WikiLeaks, os pedidos foram feitos também para Bolívia, Brasil, China, Cuba, Equador, França, Islândia, Itália, Irlanda, Holanda, Nicarágua, Espanha e Venezuela, além de Rússia, Índia e Polônia.

Vários outros países para os quais, segundo o WikiLeaks, Snowden havia pedido asilo disseram que ele não pode fazer a solicitação em território estrangeiro. Autoridades na Alemanha, Noruega, Áustria, Finlândia e Suíça disseram que ele precisa iniciar o processo de refúgio político em seus respectivos territórios.

Edward Snowden ainda aguarda uma definição sobre seu destino, no aeroporto de Moscou.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

  1. Dizer que ele é ou não traidor é simplista, o facto é que ele deverá sofrer perseguições por falar uma coisa que pelo que vemos é a verdade mas estava esquecida debaixo do tapete.

  2. Engraçado nessa história toda é ele ser acusado de roubar do governo americano informações que o governo americano roubou de vários países pelo mundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.