Nestes próximos dias 8 e 9 de junho, em Florianópolis, se reunirão os coletivos do Partido Pirata do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Estarão ainda presentes, participando do Encontro, um dos Secretários Gerais Nacionais do PIRATAS, Henrique Peer – que esteve recentemente participando da reunião de Partidos Piratas na Rússia – e Miguel Silva, um dos Tesoureiros Nacionais.
Os encontros offline (AFK) já se provaram fundamentais para encorpar o coletivo Pirata azeitando os diálogos internos e incentivando os laços de colaboração. Os encontros AFK marcam a história de construção do Partido Pirata no Brasil.
Desde sua fundação nacional, em julho do ano passado, já assistimos ao surgimento de pelo menos três novas siglas partidárias. Outras duas estão a caminho em tempo de participar das eleições de 2014.
Ao longo desse período de quase um ano, não conseguimos levantar recursos o bastante para concluir o ato de fundação, com a publicação, no Diário Oficial da União, do estatuto e programa aprovados na convenção nacional.
A expectativa é cumprir essa etapa até o final de 2013.
Em meados do ano que vem, será realizada a 2ª Convenção Nacional do Partido Pirata do Brasil.
Deveremos estar no início do processo de coleta de assinaturas de apoio à criação da legenda. Será também o momento para atualizar os termos do estatuto interno e do programa partidário.
Mirando esse horizonte, o presente requer mobilização, avaliação e planejamento.
A região sul reúne três coletivos estaduais separados por distâncias pequenas, o que facilita e até sugere um encontro fora do teclado.
O cenário no mundo é de contínuo desgaste do teatro político. Nascer como partido político sem patronos, num país com o tamanho do Brasil, é tarefa grandiosa.
Da colaboração entre os coletivos do sul do país só pode resultar um Partido Pirata do Brasil mais robusto e preparado para o desafio que tem pela frente.
Objetivo
O objetivo do I Encontro dos Piratas do Sul é gerar um documento dos coletivos Piratas da região sul do país, dirigido ao coletivo nacional do Partido Pirata do Brasil, contendo uma avaliação da jornada até agora e sugestões de caminhos a seguir.
Programação
Manhã – dia 8/6
9h – Credenciamento e abertura
10h às 12h – Apresentação dos Coletivos Estaduais
Tarde – dia 8/6
13h30 – Formação de Grupos de trabalho e discussão
15h30 – Café
16h a 18h – Discussão nos Grupos de Trabalho
18:30h Confraternização
Manhã – dia 9/6
9h – Discussões finais dos Grupos de Trabalho
10h15 – Apresentações dos Grupos de Trabalho
11h a 12h – Discussão dos consensos
Tarde – dia 9/6
13h30 – Discussão do documento final
15h30 – Café
16h a 17h – Fechamento do documento
17h – Manifestações finais e encerramento
Contato: sul@partidopirata.org
Inscrições: www.piratasc.org