Armas e hipocrisia em 3D

Na segunda semana de maio foi divulgado que um site, nos Estados Unidos, estava disponibilizando um arquivo para ser baixado que permitiria, a quem tivesse uma impressora 3D, imprimir uma arma em casa.

A reação do governo dos EUA foi imediata, logo solicitando ao site que excluísse o arquivo. O arquivo foi excluído do site, mas certamente não foi excluído da internet, pois foi baixado mais de 800 mil vezes.

O uso que se dará às impressoras 3D será um debate mais intenso e profundo do que o debate em torno do download de arquivos mp3 e vídeo, pois se nesses casos a indústria atingida era facilmente identificada – a da música e do cinema – no caso das impressoras 3D praticamente todas serão atingidas. Desde a de brinquedos, com a replicação de legos, bonecos, carrinhos, passando pela da medicina, do automobilismo e até a de armas.

A inútil reação do governo dos EUA – inútil porque ineficaz – demonstra não uma preocupação com a segurança de seu povo. Certamente não é isso que motivou essa ação, pois é sabido da facilidade de se adquirir legalmente armas nos Estados Unidos.

O que move, mais uma vez, aquele governo, é a defesa do copyright, das patentes, da grande indústria armamentista, que passa agora a ter pesadelos, ao imaginar que suas armas podem ser baixadas e impressas em casa, em qualquer lugar do planeta.

Podem ter certeza: mais leis de restrições, de vigilantismo na internet estão a caminho, pois agora todas as indústrias se unirão, exigindo a adoção de uma legislação ainda mais dura contra o compartilhamento livre de arquivos. A única maneira destas indústrias garantir que suas patentes, seus direitos autorais sejam respeitados, será passando por cima das liberdades individuais, eliminando a privacidade da internet, estabelecendo a vigilância na rede. A hipocrisia estadunidense agora tem face, impressa em três dimensões.

Por Wladimir Crippa, do Partido Pirata do Brasil

Publicado via WordPress para Android

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.