É hoje! Conexões Globais!

Começa hoje, 14 horas, e vai até sábado, dia 25, a segunda edição do Conexões Globais, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, RS.

O Conexões Globais é um evento criado para promover diálogos e intercâmbios sobre temas como mobilização social na era da internet, comunicação, democracia 2.0, direitos civis na rede e cultura digital. Reunirá ativistas, gestores públicos, artistas e comunicadores de diversas partes do Brasil e do mundo.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, com cobertura via mídias sociais. Nesta edição, também serão abordados temas relacionados à liberdade de expressão, ética hacker e cibereducação, entre outros. A programação conta com três Diálogos Globais por dia – numa arena que reúne webconferencistas via Skype, debatedores presenciais, bate-papo com o público e interação pelas redes sociais.

O Conexões Globais inclui, ainda, uma série de Oficinas que capacitam ativistas sociais para o uso de tecnologias livres, Hub de Ideias, Agência de Comunicação Colaborativa e Conexões Culturais.

A primeira edição do evento, realizada de 25 a 28 de janeiro de 2012, em Porto Alegre, atraiu mais de 10 mil pessoas presencialmente e alcançou um público superior a 100 mil pessoas via rede mundial de computadores.

Agenda de hoje

Neste primeiro dia, entre as atividades previstas teremos:

14h: cibercultura e ética hacker
No mundo digital, cada cidadão é também um produtor de conteúdo, cultura e informação. A cultura acadêmica e a cultura hacker estão ligadas aos fundamentos da internet desde o prinicípio. A atuação em rede é baseada em princípios como colaboração, horizontalidade, transparência e descentralização. Os indivíduos estão empoderados de forma inédita e com capacidade de comunicação global, sem intermediários. Que novidades este novo arcabouço filosófico hacker traz para o exercício social?

Webconferencista: a confirmar

Debatedores: Alfredo Manevy (foto), Fábio Malini, Mario Teza, Juliana Foernges – Casa Civil/RS

16h: democracia 2.0
Os limites da democracia representativa estão sendo questionados em todo o mundo por grandes mobilizações sociais via internet. Movimentos massivos por mais participação direta na gestão e o uso das mídias sociais como instrumento para a construção de políticas públicas e democratização do Estado estão na ordem do dia. Alguns Estados, nacionais e regionais, já estão dando os primeiros passos neste sentido com iniciativas inéditas, como a “parceria de governo aberto” (Open Government Partnership), e o Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul. Neste diálogo, você ficará sabendo mais sobre estes temas e poderá interagir com @s principais protagonistas destas iniciativas!

Webconferencista: Victória Esser (foto) e David Thorpe

Debatedores: Eiríkur Bergmann (Islândia), Vinicius Wu (Gabinete Digital/RS) e Ricardo Poppi

18h: conhecimento livre na rede
A troca de conteúdos via internet – como música, filmes ou softwares – sem fins econômicos é uma prática comum desde o surgimento da internet. É realizada de forma direta entre usuári@s (p2P) e questiona o papel da indústria intermediária que gerenciou o contato entre produtores e o público até o século passado. Como fica o direito autoral neste novo cenário? E o direito dos internautas? Em debate, a dimensão e os limites do compartilhamento via rede e o futuro do desenvolvimento econômico e social da era das sociedades em rede.

Webconferencista: Peter Sunde (The Pirate Bay)
Debatedores: Gustavo Anitelli, Sergio Amadeu, Ronaldo Lemos e Jéferson Assumção

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.