Primeiro livro de Julian Assange publicado no Brasil chega nesta semana

“Cypherpunks – liberdade e o futuro da Internet” é o primeiro livro de Julian Assange, o criador do WikiLeaks, a ser publicado no Brasil. A edição brasileira será lançada nesta semana pela Boitempo Editorial e tem a colaboração do filósofo esloveno Slavoj Žižek e da jornalista Natalia Viana, parceira do WikiLeaks no Brasil e coordenadora da agência Pública de jornalismo investigativo.

A obra é resultado de reflexões de Assange e de um grupo de ativistas (Jacob Appelbaum, Andy Müller–Maguhn e Jérémie Zimmermann). A questão fundamental que o livro traz é: a comunicação eletrônica vai nos emancipar ou nos escravizar?

Assange prevê uma futura onda de repressão na Internet, a ponto de considerá-la uma possível ameaça à civilização humana, apesar de todos os avanços permitidos por ela. O livro aborda, por exemplo, a ideia de que o Facebook e o Google seriam, juntos, “a maior máquina de vigilância que já existiu”, capaz de rastrear continuamente nossa localização, nossos contatos e nossa vida.

Junto aos três debatedores, em “Cypherpunks” Assange reflete sobre sobre vigilância em massa, censura e liberdade, assim como sobre o movimento cypherpunk, que usa a criptografia como mecanismo de defesa dos indivíduos contra a apropriação da Internet pelos governos e empresas.

O livro tem tradução de Cristina Yamagami e chegará às livrarias por um preço sugerido de R$ 29,00.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.