Após se ver ameaçado na Alemanha, o Google decidiu lançar uma campanha a favor da liberdade na internet no país. A empresa tenta alertar os cidadãos alemães contra uma alteração das leis de direitos autorais pelo parlamento.
A campanha Verteidige Dein Netz ("Defenda sua internet", em português) tenta mobilizar os alemães contra a lei que poderia obrigar o Google a pagar para indexar os sites jornalísticos e pelos trechos do textos que são exibidos nos resultados das buscas.
Raif Bremer, represententante do Google na Alemanha, explica ao Mashable que os trechos exibidos pelo Google "são elementos básicos da Internet como conhecemos hoje". Daí partiu a ideia de iniciar a campanha.
Atualmente, o Google acumula receitas com publicidade ao mostrar em seus resultados as notícias publicadas por terceiros. Os sites gostariam de receber uma parte destas receitas, mas o Google afirma que a relação é simbiótica, beneficiando os dois lados, e que 50% dos acessos dos portais já são oriundos das pesquisas na página.
A Alemanha não é o primeiro país onde os sites de notícias abriram guerra com o Google. Na França, os portais batalham com a empresa exatamente pelo mesmo motivo.
fonte: Olhar Digital