Começa nesta quarta-feira em Porto Alegre o 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), mais importante evento do setor na América Latina. Até sábado, mais de 5 mil pessoas participarão de mais de 800 horas de programação, divididos entre os 700 palestrantes e nas 50 oficinas do evento.
O principal destaque internacional da edição deste ano é o fundador do Partido Pirata, o sueco Rick Falkvinge. Antes de participar da fundação oficial do partido no País, em evento que acontece na Campus Party Recife, Falkvinge palestra no fisl13 para falar do movimento que criou em 2006 e de sua importância na defesa do direito à privacidade na internet, bna tranformação das leis de copyright e no sistema de patentes.
Além disso, o presidente e fundador da Linux International, o americano Jon “maddog” Hall, marca presença novamente no evento em Porto Alegre. Outros nomes do software livre estão confirmados, como o conselheiro-geral da Fundação Mozzila, o americano Harvey James Anderson, e o desenvolvedor do projeto BitCoin, o inglês Amir Taaki.
O evento tem também nomes brasileiros confirmados, que discutirão temas atuais como o Marco Civil da Internet. Entre eles está o ex-coordenador da Associação Software Livre.org e idealizador do projeto Conexões Globais 2.0, Marcelo Branco, que foi coordenador de mídias sociais da campanha da presidente Dilma Rousseff e por três vezes dirigiu a Campus Party Brasil. Além disso, o engenheiro da Fundação Mozilla Felipe Gomes e o sociólogo Sério Amadeu participarão do fórum.
O fisl13 acontece entre 25 e 28 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
http://m.terra.com.br/noticia?n=6014239
Publicado via WordPress para tablet Android