Marco Civil é único no mundo, diz fundador do Partido Pirata

Para o fundador do Partido Pirata sueco, Rick Falkvinge, o Brasil está liderando um movimento global de quebra do monopólio da indústria do direito autoral e é um dos mais adiantados países do mundo que percebeu a potência da internet. “O projeto do marco civil é único no mundo, e o primeiro a reconhecer que o acesso à internet é um direito como qualquer outro”, elogiou, se referindo ao projeto de lei em discussão na Câmara que quer ser uma “constituição” da internet no País, estabelecendo direitos e deveres de usuários, provedores e governo.

Rick está no Brasil para participar da 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre, que acontece em Porto Alegre até sábado. “Quantos aqui conhecem o Partido Pirata?”, perguntou ao público presente no primeiro dia de evento, que levantou as mãos para o alto mostrando conhecimento sobre seu projeto político. “E quantos conhecem outro projeto político da Suécia?”, brincou, recebendo apenas o riso da plateia como resposta.

Foi uma brincadeira, mas a rápida enquete serviu para mostrar que os projetos do partido político criado em 2006 na Suécia e presente em 30 países, com cadeiras no parlamento da própria Suécia, além de Alemanha e Holanda, está se espalhando pelo mundo. A luta contra as atuais leis de propriedade intelectual defendida pela organização – principalmente contra projetos de lei apoiadas pelas indústrias do entretenimento – vem ganhando espaço entre os usuários de internet.

“Se a indústria de direitos autorais não sobreviver dentro do conceito de direitos civis, ela tem que morrer. Novas indústrias e empregos tomarão o seu lugar, isso não é um problema. O problema é a indústria de direito autoral desmantelar os direitos civis”, afirmou.

“O Brasil está em uma posição geopolítica singular para avançar e quebrar esse monopólio”, afirmou. Para ele, o direito de compartilhar pela internet deve ser considerado um direito essencial. “Uma menina de 9 anos que ganha seu primeiro laptop no Paraguai tem, pela internet, uma voz tão forte quanto a minha, que sou um branco de meia idade e nascido em uma área mais privilegiada do mundo”, afirmou.

Falkvinge atribui essa importância ao Brasil por estar dentro de um grupo de países emergentes capazes de desafiar o antigo regime de direito autoral dos Estados Unidos e Europa, pois tem uma pulsante indústria musical e uma grande habilidade de inovação. Para ele, a expansão veloz do partido globalmente pode ser comparada, por exemplo, ao crescimento dos partidos verdes há 40 anos, mas “duas vezes mais rápido”. “Essa expansão de um projeto político é cíclica: a partir do momento que surge um problema, surge uma solução”, disse.

http://tecnologia.terra.com.br/fisl/noticias/0,,OI6019746-EI20592,00-Marco+Civil+e+unico+no+mundo+diz+fundador+do+Partido+Pirata.html

Publicado via WordPress para tablet Android

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.