O Windows 8 parece trazer mudanças radicais em relação a todas as suas versões anteriores, contudo algumas possíveis novidades que a Microsoft está preparando em seus laboratórios de pesquisa deixa o novo sistema operacional no chinelo.
Pesquisadores do Grupo de Ciências Aplicadas da companhia de Redmond desenvolveram uma interface que é exibida em uma tela 3D; a tecnologia combina o novo display OLED transparente da Samsung, assim como os próprios sensores do Kinect. A soma de ambos permitiu aos especialistas criarem um desktop em três dimensões, no qual o usuário pode manipular e interagir a partir de gestos.
Os sensores do acessório do Xbox podem rastrear movimentos feitos com as mãos, assim como gestos feitos com a cabeça e olhos, ajustando a perspectiva da tela de acordo com o usuário. O que pode parecer mais estranho é que a tela é posicionada à frente do teclado, fazendo com que seja possível alternar entre a interação com objetos em 3D atrás da tela e a mais convencional, via teclado. E como a monitor é transparente o usuário consegue enxergar o que está digitando.
Obviamente, essa tecnologia é puramente experimental. Independentemente de algum dia esse conceito deixar as pranchetas ou não (e dependendo de quão práticas telas transparentes se tornem), fica claro que a gigante está procurando maneiras de que as pessoas possam, cada vez mais, interagir com seus computadores.
Veja abaixo um vídeo (em inglês) publicado pelo time de pesquisa da Microsoft que explica o conceito:
Fonte: PC World