Preparamos pra vocês uma seleção de algumas palestras nesta quinta-feira que prometem ser muito interessantes – além da participação magistral do Beakman. Dá só uma olhada!
Aula de Élfico – palco Sol – 10:30h
Os alunos terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a língua élfica chamado de Quenya – idioma fictício criado pelo autor J. R. R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis, para seus personagens elfos. Pedro Henrique Bernardinelli é especializado em Quenya, tipo de idioma falado pelos elfos. Seu contato aprofundado com o tema começou em 2010, tendo ajudado na fundação do site quenya101.com. No ano seguinte, Pedro entrou para o Conselho Branco (sociedade Tolkien brasileira) e desde 2013 cuida da Lambendili (grupo de estudos de linguística) da Toca SP. No mesmo ano deu palestra na HobbitCon, sobre o desenvolvimento das línguas dentro do universo, e em 2014 na NazgûlCon, sobre a evolução dos alfabetos e sistemas de escrita das obras de Tolkien. Pedro também escreve, desde 2012, um curso de Quenya voltado para falantes de português.
Construa seu robô reaproveitando materiais – palco Saturno – 10:30h
Nessa palestra além de falarmos e mostrarmos, no passo a passo, as dificuldades encontradas na construção de um robô, reaproveitando materiais que você pode ter em casa, tais como carcaças de impressoras, acrílico, teclados, caixinhas de som, monitores, CPUs, madeira, parafusos e todo tipo de material que você possa imaginar… estaremos mostrando o resultado final desse trabalho, que é um robô de um metro é meio (150cm) funcionando, onde teremos luzes, servos motores, voz embutida, motores de limpador de parabrisa, pontes H, que poderá ou não ser controlado por wifi, controle de playstation2, controle remoto sem fio, celular android, etc…
Palestrantes:
Sergio Graças – Trabalha a 14 anos na Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, onde é Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal onde é o responsável Técnico pelo Projeto de Informática Aplicada à Educação – VRlivre, Mantenedor da Customização Liberdade, Administrador do Portal dos Implementadores, idealizador/organizador da Maratona de Software Livre de Volta Redonda (já estamos na 6ª edição), idealizador do blog do Técnico Linux, um dos idealizadores e colaborador do blog dos IAESMEVR, Colaborador do MEC/FNDE ministrando capacitações sobre o Linux Educacional 3, 4 e 5, amante do Software e Hardware Livres. http://tecnicolinux.blogspot.com
João Paulo Coelho Alves Sineiro – Técnico Metalúrgico de Volta Redonda, trabalha com suporte e manutenção de computadores a mais de 10 anos, trabalhando com Papercraft há 4 anos como Hobby e a 1 ano produzindo trabalhos sob encomenda para Colsplayers e fãs de cultura POP, iniciando o trabalho com Robótica Livre, a partir da Campus Party 2014, tem como meta atual terminar a construção do Robô Jhonny 5, que será apresentado na Campus Party 2015.
Organize um evento de software livre na sua cidade você também – palco Netuno – 11:45h
Uma das características da comunidade de Software Livre no Brasil é a participação em eventos que acontecem pelo país. Mas se ao invés de apenas se limitar a participar, você também ajudar a organizar um evento na sua cidade? Não precisa ser um “mega-evento” como o FISL ou a Latinoware, você pode se juntar com alguns amigos e começar fazendo eventos de um dia e que tem apoio da comunidades nacionais e internacionais como Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL), Software Freedom Day (SFD), Document Freedom Day (DFD), Hardware Freedom Day (HFD), Education Freedom Day (EFD), Debian Day, ou vocês podem criar o seu próprio evento na sua faculdade ou escola. Nessa palestra vou dar dicas sobre como fazer um evento legal (com ou sem dinheiro), qual a estrutura mínima necessária, como conseguir apoios locais, como convidar palestrantes de outras cidades, e te desafiar a fazer um evento de software livre na sua cidade. Saia da inércia, não seja apenas um expectador passivo nos eventos. Torne-se uma pessoa ativa, contribua com a comunidade ajudando a levar o software livre para outras pessoas, e ainda aumente o seu networking.
Palestrante:
Paulo Henrique de Lima Santana : Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha com administração de redes e sistemas GNU/Linux em Curitiba. Entusiasta de Software Livre, participa de diversos grupos de atuação como a Comunidade Curitiba Livre. Palestrou em edições do FISL, da Latinoware e da Campus Party Brasil. Coordenou a organização de eventos em Curitiba como o Congresso Nacional dos Estudantes de Computação, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o Software Freedom Day, o Education Freedom Day, e o Document Freedom Day. Curador de Software Livre da Campus Party Brasil de 2013 a 2015, e da Campus Party Recife de 2012 a 2014.
Os maiores mistérios do Universo- palco Sol – 18:30h
No Universão, então, não é possível mensurar quantos mistérios que inquietam a humanidade existem. Mas há aqueles que atravessam séculos, sociedades, culturas. Há perguntas que acompanham a aventura humana e impactam fortemente pesquisas, mobilizam recursos para a sua investigação, criam redes de investigação. Nesta mesa, grandes mistérios serão debatidos, com algumas possíveis respostas.
Mediador: Sergio Sacani
Palestrantes: Reinaldo Jose Lopes (jornalista e escrito), Alexandre Versignassi (Redator-chefe da Revista SuperInteressante)
Mídias sociais livres como alternativas as redes devassas – palco Urano – 21:15h
Mesa redonda sobre opções de redes sociais livres como alternativas as redes devassas.
Palestrantes:
Frederico Gonçalves Guimarães – Biólogo e professor da rede pública municipal de Belo Horizonte, trabalha atualmente no planejamento do uso de softwares livres nas escolas e na formação de professores da rede. Ativista do movimento de software livre desde 2000, onde atua na tradução, especialmente de softwares educacionais (como o GCompris e o TuxPaint). Membro fundador do grupo Software Livre Educacional e um dos coordenadores do GT-Educação do FISL.
Anahuac de Paula Gil – Evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, criador do Projeto KyaPanel – http://www.kyapanel.com, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br
Paulo Henrique de Lima Santana – Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha com administração de redes e sistemas GNU/Linux em Curitiba. Entusiasta de Software Livre, participa de diversos grupos de atuação e já palestrou em edições do FISL, da Latinoware e da Campus Party. Já coordenou a organização de eventos como ENECOMP, FLISOL, SFD, e DFD, participou ativamente no time responsável pela Área de Software Livre da CPBR5 além de ser o curador da Área durante a CPBR6, CPRecife1 e CPRecife2.
Facebullying – Mauricio Meirelles & Mauricio Cid – palco Mercúrio – 22:10h
Na sequência do show, o momento mais esperado: o FACEBULLYING, onde o humorista escolhe duas pessoas da plateia e improvisa em cima de seus perfis no Facebook. As intervenções na rede social dos escolhidos são transmitidas em tempo real para todo o público do teatro por meio de um telão. Os momentos do espetáculo serão gravados, editados e postados no canal de Meirelles no Youtube. Você pode ser a vítima ou fazer parte da “trollagem”.
Palestrantes:
Mauricio Meirelles: Mauricio Meirelles é um dos grandes nomes da comédia stand up nacional. Desde novembro de 2011 é integrante do programa “Custe o Que Custar – CQC”, da Band. O humorista também integra o elenco fixo do show “Comédia ao Vivo”, em cartaz em São Paulo.
Foi redator do programa “Legendários”, da Rede Record, e roteirista da peça “Labutaria”, com Marco Luque.
Fez parte do elenco do “Seleção do Humor”, espetáculo de comédia stand up que foi assistido por mais de 120 mil pessoas. Em 2010, lançou o livro “”E Se o Stand-up Virasse Livro – o primeiro show impresso do Brasil”, pela Ediouro.
Mauricio Meirelles tem um pocket show de humor especial para o mercado coorporativo, que já foi apresentado para mais de 100 empresas. Formado em Publicidade e Propaganda, Meirelles trabalhou durante sete anos como redator nas principais agências do país.
O comediante posta regularmente vídeos em seu canal no Youtube, com destaque para o “Tosco Show” – talk show gravado com anônimos no centro de São Paulo –, o “Facebullying” e, mais recentemente, a web série “Pornorrágico”.
Cid Não Salvo – Fundador e criador do site NãoSalvo,com,br e campeão brasileiro de cubo mágico vendado.