Quinta-feira, dia 5 de fevereiro: um dia histórico para aquela geração que ouvia aquela musiquinha “Beakmaaaaaannnnnnnnnnnn” e já sabia que o cientista maluco, sua ajudante e seu amigo rato entrariam em ação, mostrando como as coisas funcionavam. Vai ser uma sessão nostalgia geral para essas gerações.
Chamado pelo New York Times como um dos “satiristas políticos mais talentosos e originais que atuam no teatro”, o ventríloquo, artista performático e cineasta PAUL ZALOOM, já escreveu, produziu e atuou em 14 peças, incluindo “Fruit of Zaloom”, “Velvetville”, “The Mother of All Enemies”, e o futuro lançamento “White Like Me: a Honky Dory Puppet Show”.
Zaloom começou a sua carreira como ventríloquo aos 19 anos trabalhando no legendá “Bread and Puppet Theater” – onde ainda trabalha, anualmente, durante o verão. O trabalho altamente peculiar utiliza técnicas como projeções, cantastoria (a.k.a. “performances fotográficas”), teatro de brinquedo e mãos e performances com sombras e bonecos.
Zaloom coescreveu, atuou e coproduziu o filme de bonecos (com uma produção de brinquedos e em alta definição) “Dante’s Inferno”, estrelando Dermot Mulroney e James Cromwell. O filme estreou em Slamdance no Park City em Utah e fez turnê; no circuito do festival ganhando diversos prêmios durante o percurso.
Ele é membro da Guggenheim Fellowship, ganhador de um OBIE, um BESSIE e um prêmio de design da American Theater Wing. Zaloom também é conhecido pelo seu papel na televisão como o cientista maluco Beakman, no famoso seriado clássico cult “Beakman’s World”.