O ano de 2013 foi marcado por um tipo novo de evento social que combina discussões socio-políticas com embates tecno-digitais voltados ao campo da privacidade: a cryptoparty[1]. Com o objetivo de provocar novas discussões e aprendizados sobre segurança e criptografia, as chamadas cryptoparties (ou Cripto Festas) foram realizadas de modo distribuído, aberto e gratuíto em todo o mundo.
A primeira edição da CryptoParty no Brasil ocorreu em Salvador em novembro de 2013, reunindo cerca de 90 pessoas, e logo em seguida veio a CryptoParty São Paulo, que com um dia todo de programação reuniu mais de 300 participantes no centro da capital paulista. Mas a proposta não parou aí, em 2014 há uma nova ideia de fortalecimento destes debates.
Como remix da proposta inicial, em uma alusão de aprofundamento dos temas e democratização das discussões, haverá em São Paulo a primeira cryptoparty 24 horas, ou, como os organizadores tem tratado, a primeira CryptoRave Brasil [2].
A ser sediada no Centro Cultural São Paulo entre os dias 11 e 12 de Abril, o evento terá uma programação que incluí mais de 30 atividades, entre palestras debates e oficinas.
Os participantes poderão, em diversos formatos, assistir palestras sobre segurança da informação e privacidade, discutir o tema e também conhecer as ferramentas de proteção contra a vigilância praticada por empresas e governos. Que quiser por a mão-na-massa, também poderá levar o notebook para uma instalação completa de sistemas livres na trilha Install Fest Cryptorave.
Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto para participar, mas a programação também conta com atividades técnicas de nível médio e avançado para àqueles que querem mergulhar mais fundo nos desafios, incluindo um desafio hacking pela madrugada chamado “Capture the Flag” (Capture a Bandeira).
A Cryptorave está sendo organizado, desde janeiro de 2014, por diversos atores, entre os quais a iniciativa Actantes [3], entidade de defesa da privacidade e liberdade na rede, o Grupo de Trabalho “Segurança e Privacidade” da rede social livre Saravea[4], a Escola de Ativismo[5], entre outros colaboradores individuais.
A programação do dia começará dia 11 de Abril às 19h e terminará no dia seguinte, 12/04, às 20h e contará com a realização de oficinas (tutoriais), mesas de debate e desconferências (palestras relâmpago), Install Fest, desafios hacking e videotecagem. O anonimato da rede Tor[6], chave pública de criptografia (GPG)[7] e OTR (Off The Record)[8] são algumas das ferramentas a serem apresentadas e discutidas durante a festa.
As inscrições e a programação completa podem ser vistas no site e são totalmente gratuitas.
:: Cryptorave 2014 ::
Site Oficial: https://cryptorave.org
Email: contato@cryptorave.org
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo. Próximo a estação Vergueiro do metrô.
Dias e Horários: Sexta-feira, 11/04 a partir das 19h até sábado, 12/04, 20h.
Referências:
[1] https://www.cryptoparty.in/
[4] https://saravea.net/g/
[6] https://www.torproject.org
[8] https://otr.cypherpunks.ca