Provavelmente você já leu ou ouviu alguém da Mozilla falando em “Web Aberta”, correto? Mas o que será que quer dizer esse termo, e porque falamos ele tão repetidamente? Pedimos à Mark Surman, Diretor Executivo da Fundação Mozilla, que explicasse isso da maneira mais simples possível. Confira abaixo!
P: Porque adicionar a palavra “aberta”?
R: O Firefox é um grande exemplo do que queremos dizer com “aberta”. Quase 40% do código do Firefox foi escrito por mais de 40.000 desenvolvedores voluntários. Hoje, este software é utilizado por mais de 450 milhões de pessoas ao redor do mundo. “Aberta” quer dizer ser acessível, fazer tudo às claras, sem esconder nada de ninguém. “Aberta” quer dizer dar escolhas às pessoas.
P: Porquê eu deveria me importar com a Web Aberta?
R: A Web é mais do que uma tecnologia; é um recurso público. Mas existem ameaças à este recurso. Governantes e corporações querem controlar a Web. Eles acham que privacidade, segurança e os usuários não são importantes. A missão da Mozilla é manter a Internet viva e acessível. Sabemos que vale a pena lutar pela Web Aberta.
P: Porque eu devo defender a Web Aberta? Como ela é melhor para nós?
R: A Mozilla é uma organização sem fins lucrativos. Somos um movimento, não uma empresa. Trabalhar com a Web Aberta vai possibilitar grandes inovações – na verdade já está possibilitando. Somos uma comunidade global de pessoas com grandes conhecimentos técnicos e pensadores trabalhando para construir uma Internet para todos. Deixando a Web aberta conseguiremos isso.
Se você usa o Firefox, já está ajudando a Web Aberta. Quer se envolver um pouco mais?
Faça parte do nosso grupo de super voluntários ou então mostre para seus amigos e familiares porquê eles devem usar o Firefox.
fonte: Fundação Mozilla