O site mais importante para quem quer aprender Tengwar, a Amanye Tenceli, está de volta ao ar graças à hospedagem da Valinor.
A Amanye Tenceli original foi criada por Måns Bjorkman, e traz informações para pessoas que quiserem aprender as letras élficas. Cada modo do Tengwar é explicado de forma ilustrada, permitindo que um estudante aprenda a escrever as línguas Quenya, Sindarin, a Fala Negra (do Um Anel) e a língua inglesa com essas letras.
Para escrever em português, usem o modo Tengwar Português 3, mas usem a Amanye Tenceli para estudos mais profundos.
Na Obra de Tolkien, os belíssimos sistemas de escrita foram criados no continente de Aman e trazidos à Terra-Média pelos elfos Noldor Exilados.
Não é raro serem chamados coletivamente de Tengwar, entretanto, esta é uma prática errônea: Tengwar é a denominação correta do sistema de escrita criado por Fëanor, mas não do Sarati, a escrita criada por Rúmil de Valinor.
Uma nota importante: para propósitos de clareza, convencionou-se que os nomes dos sistemas de escrita são “o Tengwar” e “o Sarati” (em letra maiúscula e no masculino). Entretanto, quando estiver escrito “um tengwa/sarat, muitos tengwar/sarati” (em letra minúscula) é aos respectivos caracteres e símbolos de cada sistema que se refere.
Quer saber mais? Acesse http://valinor.com.br/amanyetenceli/intro.htm