Amanye Tenceli em português volta ao ar (para aprender Tengwar – LOTR)

O site mais importante para quem quer aprender Tengwar, a Amanye Tenceli, está de volta ao ar graças à hospedagem da Valinor.

A Amanye Tenceli original foi criada por Måns Bjorkman, e traz informações para pessoas que quiserem aprender as letras élficas. Cada modo do Tengwar é explicado de forma ilustrada, permitindo que um estudante aprenda a escrever as línguas Quenya, Sindarin, a Fala Negra (do Um Anel) e a língua inglesa com essas letras.

Para escrever em português, usem o modo Tengwar Português 3, mas usem a Amanye Tenceli para estudos mais profundos.

Na Obra de Tolkien, os belíssimos sistemas de escrita foram criados no continente de Aman e trazidos à Terra-Média pelos elfos Noldor Exilados.

Não é raro serem chamados coletivamente de Tengwar, entretanto, esta é uma prática errônea: Tengwar é a denominação correta do sistema de escrita criado por Fëanor, mas não do Sarati, a escrita criada por Rúmil de Valinor.

Uma nota importante: para propósitos de clareza, convencionou-se que os nomes dos sistemas de escrita são “o Tengwar” e “o Sarati” (em letra maiúscula e no masculino). Entretanto, quando estiver escrito “um tengwa/sarat, muitos tengwar/sarati” (em letra minúscula) é aos respectivos caracteres e símbolos de cada sistema que se refere.

Quer saber mais? Acesse http://valinor.com.br/amanyetenceli/intro.htm

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.