Nossa! Essa é a notícia mais aguardada por milhares e milhares de ex-jogadores de Dreamcast – entre os quais me incluo. Aliás, Shenmue foi o melhor jogo pra mim, até hoje. E Skies of Arcadia também não fica muito atrás não.
Segundo o Game Reactor, o diretor de gestão de marca da SEGA, Ben Harborne, afirmou que Shenmue e Skies of Arcadia, os mais solicitados pelos fãs quando se fala em relançamento de títulos do extinto console da SEGA para as plataformas atuais, podem ganhar versões para PS3 e Xbox 360.
Harborne foi questionado por jornalistas e garantiu que a ideia está nos planos da produtora. “Eu não posso dizer “sim” ou “não”, mas nós poderemos trabalhar neles”, afirmou. O site GamerZines, contudo, foi além e revelou a informação de que o port de Shenmue e Shenmue II para os dois consoles de última geração estariam prontos há mais de um ano.
Pra quem não conhece (alguém não conhece?) seguem algumas informações sobre o jogo.
Shenmue (シェンムー Shenmū?) (final de 1999 no Japão, 2000 no ocidente) é um video-jogo produzido e realizado por Yu Suzuki da Sega-AM2 para Dreamcast. Suzuki criou um novo género, FREE (Full Reactive Eyes Entertainment), para o jogo, baseado na sua interactividade e liberdade incomparáveis até então, bem como um sistema inovador que simulava as condições do clima em tempo real, jogadores não jogáveis com falas diferentes dependendo do dia, Quick Time Events e várias outros detalhes como maquinas que vendem brindes, Fliperamas e lojas de conveniência.
Shenmue tem uma jogabilidade diferente por trazer vários gêneros diferentes do mesmo, como seu mundo aberto e segmentos em batalhas 3D. Foi o jogo de produção mais cara de seu tempo, com custo de de $47 milhões de dólares na época, equivalente a $64 milhões em 2011. O jogo teve uma sequência em 2001, Shenmue II, e com promessa de mais um para terminar a historia, porém, até então não lançado. O total de custo da produção dos dois jogos foi em torno dos $70 milhões naquela época, coisa de $95 milhões em 2011.
A história começa quando a personagem principal (Ryo Hazuki) se depara com o assassinato de seu pai pelas mãos de um homem chamado Lan Di, chefe de uma organização mafiosa chinesa, e com o roubo de um estranho e misterioso espelho chamado Dragon Mirror (Espelho do Dragão). No entanto, existe um espelho gêmeo, chamado Phoenix Mirror (Amuleto do Fenix). Ryo terá de encontrar o Phoenix Mirror, recuperar o Espelho do Dragão, vingar o seu pai e descobrir as razões da sua morte. Ele terá igualmente que chegar a Hong Kong onde se encontrará com Ling Sha Hua com quem está telepaticamente ligado e com que sonha constantemente.