Segundo estudo divulgado ontem (2 de maio) pela consultoria americana International Data Corporation (IDC), tablets que rodam Android superaram o iPad em vendas no primeiro semestre deste ano.
Durante o período, 27,8 milhões de aparelhos Android foram vendidos; já a Apple comercializou 19,5 milhões de iPads.
Os dados apontam que o Android segue na liderança do mercado: 56,6% dos tablets rodam o sistema do Google, um crescimento de 17% em relação ao primeiro trimestre de 2012. O iOS fica em segundo lugar, com 39,6%, e o Windows 8 Pro alcança apenas 2,3% dos dispositivos.
No entanto, o avanço ainda não assusta a empresa liderada por Tim Cook, que detém a liderança do mercado mundial de tablets, com uma fatia de 39,6% do mercado. A Samsung aparece em segundo lugar, com 17,9% das participações, seguida da ASUS, com 5,5% e da Amazon, com 3,7%.
A IDC afirma ainda que Apple e Samsung são as maiores responsáveis por impulsionarem o mercado de tablets, que registrou 49,2 milhões de aparelhos vendidos em 2013, um aumento de 142% em comparação ao trimestre do ano anterior.
É claro que estes números se referem a vendas realizadas legalmente, formalmente. Na prática, com as dezenas de marcas de tablets chineses que rodam Android, não há dúvida que predomina no mercado o sistema Android.