Nanotecnologia teria sido descoberta na Roma Antiga

Uma relíquia que data dos tempos do Império Romano, conhecida como “Cálice de Licurgo”, parece revelar que os artesãos romanos conheciam a nanotecnologia há 1.600 anos.

Os especialistas acreditam que o cálice foi fabricado entre 290 e 325 d.C. As imagens de pequenas esculturas em vidro representam cenas da morte do rei Licurgo, da Trácia. Embora pareçam ser de cor verde opaca, ao serem iluminadas por trás tornam-se vermelhas translúcidas, efeito conseguido por meio da incrustação de partículas minúsculas de ouro e prata no vidro.

Quando os pesquisadores britânicos analisaram os fragmentos em um microscópio, descobriram que as partículas de ouro foram reduzidas a 50 nanômetros de diâmetro, ou seja, o equivalente à milésima parte de um grão de sal. Mesmo nos dias de hoje isso é algo difícil de conseguir. Esse tipo de trabalho ainda é desconhecido para os estudiosos da época. Desde 1958, o Cálice de Licurgo se encontra no Museu Britânico.

Fonte: RT

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.