Existe um ponto na Terra que está tão longe dos próprios terráqueos que, às vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele: estamos falando do Ponto Nemo.
A 1.600 km das ilhas Ducie (Pitcairn), Motu Nui (Ilha de Páscoa) e Mahé (Antártida), ele foi chamado assim em homenagem ao famoso personagem da obra de Júlio Verne e se trata de um ponto inacessível, localizado exatamente no meio do oceano.
Esse ponto está tão distante do continente que, algumas vezes, são os astronautas os que estão mais próximos dele, já que a Estação Espacial Internacional orbita a 416 km da Terra, enquanto o Ponto Nemo está a 2.700 km da região habitada mais próxima.
O local é tão distante da humanidade e é uma zona tão erma que as agências espaciais da Rússia, Europa e Japão o utilizaram para jogar fora objetos espaciais desmantelados. “Como no caso dos destroços de naufrágios, criam-se habitats colonizados por toda e qualquer coisa que viva nessas profundidades”, explica a arqueóloga Alice Gorman, da Universidade Flindres, na Austrália.
Nessa região, a vida marinha é escassa, já que não chegam correntes de água ricas em nutrientes nem o vento transporta matéria orgânica do continente, devido à grande distância que os separa.
Fonte: BBC
o ponto mais distante é o seu calcanhar…
Poderia divulgar as coordenadas para localizar no google maps ou google earth?