Voyager dá adeus ao Sistema Solar

 

Voyager 1 e 2 estão viajando através da camada mais externa da heliosfera. Imagem: NASA.gov

A ficção científica mais épica está prestes a se tornar realidade. Para a primeira vez um veículo construído por humanos está deixando todo o sistema solar para trás. Este é enorme. Seus filhos podem ouvir sobre isso em sala de aula. A maioria das pessoas neste planeta azul-verde encantador não vai nem saber o que a nossa espécie tenha realizado. Especialistas dizem que pode acontecer a qualquer momento, provavelmente dentro de um ano.

Trinta e cinco anos atrás, a NASA lançou sondas destinadas a explorar o nosso sistema solar. Talvez para confundir os historiadores, a Voyager 2 partiu primeiro, em 20 de agosto de 1977. Voyager 1 seguiu em 7 de setembro. Eles estão indo para onde nunca ninguém esteve antes. Estamos falando do espaço interestelar, definido como "o espaço entre as estrelas." A coisa toda parece muito futurista? Ele está chegando.

Estamos falando de 1977 e a tecnologia daqueles dias. Pela primeira vez, a fibra óptica foi utilizado para transportar o tráfego telefónico. Nova tecnologia estreou, como Commodore PET, Tandy TRS-80, e os computadores da série Apple II. O Atari 2600 foi lançado. E (coincidência?)  Star Wars estreou no cinema. 

Sonda Voyager enviado de volta 52.000 imagens de Júpiter. (Imagem: nasa.gov)

Enviamos nossa nave espacial Voyager para o espaço alimentada por computadores com 80 kilobytes de memória, usando o software sem capacidade de armazenamento de dados. (Eles contam com as relíquias conhecidas como gravadores.) Apesar de a potência do sinal fraco, as informações são enviadas a partir de ambas as Voyagers diárias. Que até agora totalizam cinco trilhões de bits de dados científicos.

Com o tempo, alguns dos instrumentos foram desligados para economizar energia, mas não antes de ambas as Voyagers enviarem de volta imagens notáveis, nunca antes vistas, do nosso sistema solar . Graças às Voyager's podemos entender muito mais os mundos distantes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A ciência ainda está meditando sobre os dados.

Então, em 1990, quando a Voyager 1, cada vez mais longe de nós, virou suas câmeras para fotografar os planetas. A partir desse grande distância, a Terra apareceu apenas como um ponto de luz na escuridão. A imagem foi intitulado "ponto azul pálido." Ele inspirou Carl Sagan para dar uma palestra e, posteriormente, para escrever um livro intitulado  Pale Blue Dot: Uma Visão do Futuro humano no espaço.

A intenção original da Voyager não era mais do que um salto pelos planeta por cinco anos. Mas, como vimos, os  tipos anônimos da NASA  levar seus trabalhos a sério. Eles projetaram as sondas para fazer muito com pouco. O programa resistiu a cortes de financiamento, mesmo uma ameaça da era Bush para acabar com todo o programa , e como o dinheiro escorria na NASA reprogramado naves espaciais a continuar.

custo total das missões Voyager desde o planejamento, em 1972, até hoje (incluindo veículos de lançamento, fonte de energia e suporte de rastreamento) chega a US $ 865 milhões. Isso equivale a cerca de oito centavos por EUA cidadão por ano. Para colocar de outra forma, estamos rachando o espaço interestelar por uma fração do US $ 6 bilhões de 2012 campanhas de políticos norte-americanos estão  orçadas em .

Destino: o espaço interestelar. (Imagem: nasa.gov)

Voyager 1 está agora cerca de 11 bilhões de quilômetros do Sol e norte. Voyager 2 é de cerca de 9 bilhões de quilômetros do sol, indo em direção ao sul. Eles são os limites exteriores da heliosfera, o que é uma enorme bolha de partículas carregadas que emanam do sol.

Eles carregam mais de 70 equipamentos de época. Antes das sondas serem lançadas, Carl Sagan, presidindo uma comissão para determinar que mensagem nós humanos deveria enviar para os seres que poderiam eventualmente se deparar com as Voyagers. É por isso que cada Voyager traz sons e imagens da Terra em discos banhados a ouro de cobre, eletrorrevestidos de urânio-238. Eles são chamados de Registros de Ouro . Eles incluem diagramas de DNA, mapas da Terra, saudações em 55 línguas, sons como chamada de um chimpanzé, imagens de pessoas envolvidas em atividades diárias, e música como blues por Blind Willie Johnson e um concerto de Bach. Uma das mensagens é do presidente Jimmy Carter, que diz em parte,

"Este é um presente de um mundo pequeno e distante, um sinal de nossos sons, nossa ciência, nossas imagens, nossa música, nossos pensamentos e nossos sentimentos. Estamos tentando sobreviver ao nosso tempo, para que possamos viver em seu. Esperamos que um dia, depois de ter resolvido os problemas que enfrentamos, para reunir uma comunidade de civilizações galácticas. Este registro representa a nossa esperança e nossa determinação e nossa boa vontade em um universo vasto e incrível. "

Que assim seja. Que a força esteja forte.

(original publicado na Wired)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.