O que é a Ideia Anonymous?

Nossa posição política é Anonymous. É difícil dizer com clareza em que ponto do “espectro esquerda-direita” ela se situa, e nós com frequência costumamos responder “depende do que você chama de esquerda/direita”. Pra nós, a relevância aqui é entender que existe o lado de cima e o lado de baixo. E nós estamos do lado de baixo.

Anonymous, de modo semelhante à anarquia, é contra toda forma de coerção e centralização de poder, seja política ou econômica. Isso significa oposição ao poder corporativo, à autoridade do estado e também aos concentradores de renda. Diferentemente da anarquia, Anonymous não possui uma proposta revolucionária estabelecida, nem deriva da proposta socialista. Os três pilares da Ideia são:

1. Hiperdemocracia: a “diluição” do poder democrático gradativamente, de modo que não exista representantes e a democracia seja participativa e direta. Cada cidadão participa tanto na gestão econômica e política de sua esfera local, podendo haver conselhos e outros instrumentos de acordo com as necessidades e interesses de cada população. As comunidades envolvidas também participam na gestão da produção, uma vez que são afetadas diretamente pelos impactos dela.

2. Tecnocracia: conselhos são formados por quem tiver competência técnica (formação ou experiência) de modo a orientar debates através do conhecimento objetivo e científico. Para que não se forme um tecnado elitista, essa esfera deve sempre andar em equilíbrio com a hiperdemocracia.

3. Liberdade de Expressão e Comunicação: Qualquer pessoa deve ter direito de livre manifestação de sua identidade, a comunicação deve ser levada aos locais onde ainda não alcança e o mundo hiperconectado deve funcionar como uma plataforma colaborativa, onde a informação é livre.

Por sermos a luta dos 99% de oprimidos contra o 1% de opressores, entendemos que existe também um componente de luta de classe na Ideia. Dessa forma, Anonymous sempre estará ao lado dos movimentos sociais organizados contra grandes poderes.

Por não sermos um movimento, não tomaremos a frente de nada, mas atuaremos como um constante suporte, dando voz e visibilidade a quem não tem, e levando tecnologia e segurança a quem precisa.

Se isso é esquerda ou direita, deixamos pra que as pessoas decidam. Pra nós, é essencialmente Anonymous.

Anonymous tem muitas semelhanças com a esquerda libertária, e também algumas semelhanças pontuais com a direita libertária. Então temos segurança em afirmar que é uma Ideia libertária.

fonte: Anonymous FUEL

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.