Bonecas sobrenaturais ganham vida após ritual budista

Bonecas consideradas mágicas, ungidas por monges budistas para que possam ter vida, estão causando polêmica na Tailândia.

O assunto ganhou tamanha dimensão que até o governo tailandês e o primeiro-ministro do país tiveram que se manifestar sobre a questão.

Essas bonecas, chamadas luk thep, ganham uma reza sagrada e, de acordo com a crença, ficam aptas a receber um espírito que lhes dará alma. Acredita-se também que a boneca trará sorte. Por conta disso, elas são muito mimadas: vão a restaurantes, passeios e ganham viagens de avião.

Na Tailândia, muitos acreditam em rituais de magia. Porém, no caso das bonecas, isso já provocou alertas de autoridades.

Assento no avião

Recentemente, a Autoridade de Aviação Civil do país proibiu a empresa aérea Thai Smile Airways de emitir bilhetes para que as bonecas tivessem seus próprios assentos, comida e bebida. Quem quiser um assento para a boneca, segundo a entidade, deverá comprar uma outra passagem em seu nome para acomodar o objeto. Um restaurante também ofereceu refeições para a boneca ao preço do menu infantil.

A questão vai além. O consumismo levou o primeiro ministro da Tailândia a pedir que as pessoas não se não se endividem por conta da boneca. Cada uma delas custa a partir de R$ 140 e existem as mais caras. Fora isso, os donos das bonecas gastam com joias e acessórios caros para decorar suas luk thep.

Os monges budistas também foram envolvidos na história e receberam críticas por conduzir os rituais nas bonecas. Eles se defenderam alegando que unções eram as mesmas dadas a carros e outros objetos, o que é amplamente aceito.

Fonte: G1

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.