Desde o seu surgimento, o Homem buscou recursos para financiar suas ideias, seja as Grandes Navegações, a Revolução Industrial ou qualquer outra ideia que necessitasse de grandes volumes de dinheiro, foi necessário algum investidor ou grupo de investidores, para que ideia saísse do papel.
Entre as pessoas comuns, acontece situações similares, onde um objetivo comum precisa ser atingido e contando com ajuda de diversas pessoas, isso acontece. As situações do cotidiano como viagens de automóvel ou um churrasco, onde cada interessado coloca uma pequena contribuição, para alcançar um grande bem objetivo. Esse tipo de ajuda também é conhecida como “vaquinha”.
Com o advento da internet, a popular “vaquinha”, também foi transportada para lá, facilitando a vida de milhões de pessoas que possuem muitos projetos interessantes, mas não achavam pessoas interessadas ao seu redor, que pudessem contribuir com seu objetivo. Na internet, chamasse Crowdfunding.
O termo Crowdfunding ou financiamento coletivo surgiu nos EUA, no início dos anos 2000 e rapidamente se expandiu por todo o mundo, com milhões de campanhas das mais variadas ideias.Funciona mais ou menos assim: Você quer ajudar uma creche de uma comunidade carente, que necessita de uma reforma, que deve custar aproximadamente R$ 30.000,00. Você ou a direção da creche podem criar uma campanha que começa com R$ 10,00 e que vai até R$ 500,00 (o valor o dono da campanha é que escolhe).
A cada nível de doação, R$ 10,00, R$ 50,00, R$ 100,00, R$ 300,00 ou R$ 500,00 o contribuidor, receberá um brinde em contrapartida. Por exemplo: a pessoa que doou R$ 10,00 vai ganhar um cartão de muito obrigado, já a pessoa que doou R$ 500,00, além do cartão e os brindes dos outros níveis, terá seu nome escrito numa placa, na entrada da creche.
Para gerenciar a campanha, o site cobra uma taxa de administração. A campanha conseguindo atingir o seu objetivo, os valores de administração variam de 5% à 13%. Caso a campanha não dê certo, se a creche do início do nosso artigo não atingir os R$ 30.000,00 e atingir apenas R$ 25.000,00, ninguém ganha os brindes, mas os obtém seu dinheiro de maneira integral, dentro de 30 dias após o término da campanha e a taxa de administração não é cobrada.
Caso você tenha achado interessante o conceito e queira lançar seu projeto, vou lhe indicar alguns sites, nacionais e internacionais, para lançar sua campanha:
Nacionais:
Internacionais:
Caso queira conhecer uma campanha e saber como funciona, sugiro você acessar meu projeto, o www.benfeitoria.com/mestradonouruguai Minha ideia concluir o Mestrado que comecei nesse ano, na cidade de Montevidéu, Uruguai. Devido a faltas de oportunidades de estudo aqui no Brasil. Caso sinta que meu projeto valha a pena, lhe convido para investir.
por Klaibson Ribeiro (klaibson@gmail.com)
O futuro será baseado em crowdfunding. É um modelo excelente que pode ser disseminado para outras áreas. Já criaram até um time de futebol nesse estilo, chamaram o modelo de crowdmanaging.
Enfim, dá pra fazer vários “forks” a partir da idéia central do crowdfundig.