No próximo dia 8 de abril acontecerá em dezenas de cidades do Brasil o FLISOL – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre. Software Livre é aquele que respeita 4 liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Um programa é software livre se ele dá aos usuários todas essas liberdades de forma adequada. Do contrário, ele é não-livre, é fechado ou proprietário.
Se você deseja instalar no seu computador, no seu notebook, basta ir até um dos locais onde ele estará sendo realizado e lá voluntários realizarão a instalação para você. A lista completa dos locais onde o FLISOL estará acontecendo está no site www.flisol.info
O Software Livre mais conhecido é o Linux, do simpático pinguinzinho utilizado como mascote, o Tux. O Linux é um sistema operacional completo, muito fácil de usar. Já foi complicadinho, mas hoje é mais fácil de instalar e usar do que o conhecido e dominante Windows.
Aliás, você pode não saber, mas utiliza Software Livre todos os dias. A maioria dos servidores da internet roda o sistema Linux. O núcleo do smartphone Android, se você usa Android, roda Linux. A maioria dos supercomputadores usados em Universidades, governos, usa Linux. As criptomoedas, entre elas a mais conhecida, o Bitcoin, é software livre. Dificilmente a internet seria como a conhecemos, se não houvessem os softwares livres. Foi sua existência que garantiu as ferramentas para que milhões de programadores pudessem criar seus programas, pois as alternativas proprietárias costumam ser muito caras.
Se você está cansado de ter que formatar seu computador por problemas com vírus, saiba que usando Linux você não terá mais este problema, pois a imensa maioria dos vírus é feita para Windows e, além disso, no Linux você só instalaria um vírus se realmente quisesse, pois qualquer programa precisa ser autorizado pelo usuário.
O Linux é o sistema mais conhecido do mundo do Software Livre. Mas não há apenas ele. Há muitos programas que você pode instalar, no Linux ou mesmo no Windows, que também são livres, como o Gimp para editar imagens, o LibreOffice para substituir o Microsoft Office, o Blender para modelagem 3D, o Audacity para edição de áudios, o Firefox para navegar na internet, entre outras milhares de opções.
O FLISOL é também um lugar de conhecimento, de troca, de aprendizado. Em todos os lugares onde ele será realizado, além das instalações de Software Livre, acontecerão palestras, oficinas e/ou mini cursos.
Em Florianópolis, cidade onde moro, o FLISOL acontecerá no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina, o IFSC, na Avenida Mauro Ramos, das 13:30 às 18:30 horas. A programação e a inscrição poderão ser feitas pelo site www.flisol.tk
A entrada é gratuita, obviamente 😉
-
Abaixo estão listadas as cidades brasileiras participantes, separadas por Estado, do FLISOL 2017:
-
AL
-
AP
-
DF
-
ES
-
MT
-
PI
-
RN
-
SE