Como os soviéticos do século passado imaginavam o centenário da Revolução Russa

Em 1960, um relato chamado “Em 2017”, escrito por V. Strukova e V. Schevchenko e ilustrado por Schevchenko, projetava o futuro da antiga União Soviética no centenário da Revolução de Outubro.

Veja abaixo algumas imagens de um futuro que nunca chegou:

 


CIDADE SUBTERRÂNEA
Em uma aula de geografia, os alunos assistem às imagens de Uglegrad, uma cidade subterrânea. A turma visitará o local no dia seguinte.

 


VIAGENS ESPACIAIS
O comunismo do futuro teria conseguido desenvolver naves espaciais de última geração, com a capacidade de visitar sistemas planetários vizinhos graças à tecnologia “fotônica”.

 


DESPERTADOR
Um relógio, especialmente projetado para garantir a eficácia do seu trabalho, acorda Igor, protagonista da história.

 


COZINHA AUTOMÁTICA
Uma cozinha automática lê a receita da mãe de Igor e mescla os ingredientes necessários para a alimentação correta do jovem soviético.

 


UGLEGRAD
Igor e sua turma visitam a proeza arquitetônica de Uglegrad, a cidade subterrânea. Lá, sempre é primavera, graças à luz e ao calor gerados por uma estrela de cristal.

 


PERFURADORA
A construção de Uglegrad e outras cidades similares só foi possível graças a essas máquinas robóticas, capazes de perfurar quilômetros de terra com seu aço resistente ao calor.

 


UGLEGRAD
Enquanto Igor e seus companheiros visitam Uglegrad, o centro meteorológico de Moscou recebe notícias sobre a destruição das ilhas do Pacífico, nas quais viviam os últimos imperialistas do planeta, em decorrência de testes nucleares. A explosão causa distúrbios graves na atmosfera terrestre.

 


A AMEAÇA IMPERIALISTA
Tornados atômicos gigantes, provocados pelos testes nucleares dos últimos imperialistas, aproximam-se de Moscou.


A SALVAÇÃO
Os soviéticos do futuro possuem estações meteorológicas voadoras, capazes de neutralizar o caos atmosférico e salvar a vida do planeta.

Fonte: BBC

Imagem: Sergey Pozdnyakov (arquivo pessoal)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.