Guia para ser uma “bela, recatada e do lar”

Para você, o que é ser uma “boa esposa”? Na década de 1950, ser uma boa esposa era cuidar da casa, dos filhos, da comunidade, estar sempre impecável, sem manchas morais. O mais interessante de tudo isso, é saber como as mulheres deveriam se comportar naquela época, o que nos dá uma visão mais ampla da sociedade naquele período e como ela evoluiu (ou não).

Existem algumas coisas que poucas pessoas acreditam que realmente aconteciam e eram consideradas “normais”. E o que era esperado que as mulheres fizessem para seus maridos em 1950? Para que todas as mulheres se tornassem “boas esposas”, a revista Housekeeping Monthly (Tarefas Domésticas Mensais), em maio de 1955 publicou um artigo intitulado The Good Wife’s Guide (O Guia da Boa Esposa), no qual era detalhado todas as “boas maneiras”, como uma mulher deveria agir, tornando-a a melhor companhia para o marido e melhor mãe para seus filhos.

Confira só as dicas da época para que a mulher fosse considerada uma boa esposa:

1 – Tenha o jantar pronto.

Planeje com antecedência, mesmo que seja na noite anterior. Para ter uma deliciosa refeição pronta quando seu marido chegar em casa. Essa é uma maneira de fazer com que ele saiba o quão são importantes suas necessidades.

2 – E que seja o prato preferido dele.

A maioria dos homens estão com fome quando chegam em casa, por isso é preciso ter uma boa refeição à espera do marido, principalmente seu prato favorito. Essa é uma parte essencial da recepção calorosa que ele tanto necessita.

3 – Esteja preparada, arrumada e disposta para recebê-lo.

Descanse por pelo menos 15 minutos antes de seu marido chegar em casa, pois ele irá querer conversar e se atualizar. Retoque a maquiagem, coloque uma fita no cabelo e pareça animada.

4 – Seja amável e interessante.

O dia dele pode ter sido muito chato, por isso ele vai precisar que você o anime, essa é uma de suas funções.

5 – Deixe a casa em ordem.

Antes de ele chegar em casa, cheque todos os cômodos. Guarde os livros, brinquedos, papéis, passe um pano sobre a mesa e móveis principais.

6 – Se tiverem filhos pequenos, limpe as crianças.

Quando os filhos forem pequenos, lave as mãos e o rosto delas, penteie os cabelos e, se necessário, troque as roupas. As crianças são seus pequenos tesouros e ele as quer ver assim.

7 – Faça o máximo de silêncio possível.

Ao chegar em casa, o marido quer sossego. Por isso, desligue a máquina de lavar, secadora, e qualquer outro aparelho que faça barulho. Também faça com que as crianças fiquem caladas e quietas.

8 – Ele sempre fala primeiro.

Mesmo que você tenha um monte de coisas para dizer, primeiro ele deve contar sobre seu dia, o que ele tem a dizer é mais importante do que o que você tem a dizer.

9 – Nunca reclame se ele chegar tarde.

Se ele chegar tarde em casa, sair para jantar ou qualquer outra coisa, sem você, não diga que não quer. Não reclame, não brigue. Apenas tente entender que o mundo dele é muito tenso e complexo, às vezes ele só precisa relaxar.

10 – Faça com que ele se sinta confortável.

Faça ele se inclinar em uma poltrona confortável, arrume o travesseiro, se ofereça para tirar os sapatos dele, fale em voz baixa, suave e agradável. Dê uma bebida quente ou fria pronta para ele.

11 – Não faça perguntas que questionem sua integridade.

Lembre-se, ele é o dono da casa, sempre irá exercer sua vontade com imparcialidade e veracidade. Você não tem o direito de questioná-lo.

Pois é, lendo estas dicas, podemos ver a visão que se tinha da esposa. Praticamente uma serva do marido, que não devia questionar absolutamente nada e apenas manter tudo de acordo para satisfazer e alegrar seu esposo. Cuidar da casa, das crianças, estar sempre bonita para ele e com um sorriso no rosto. Triste é saber que ainda hoje há quem ache que é assim que uma mulher deve ser :O

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.