Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio

Uma planta australiana, aparentemente inofensiva, é uma das mais temidas do planeta pela aterrorizante dor que provoca em qualquer um que toque em suas folhas.

A dendrocnide moroides, também conhecida como “ferrão do mato” ou “planta do suicídio”, produz uma dor tão intensa que faz com que quem a toque opte por soluções extremas para se livrar das dores dilacerantes.

Os primeiros casos relacionados ao efeito dessa planta são de exploradores e soldados do século XIX, que encontraram esse arbusto e sentiram a dor insuportável que ele causa. O topógrafo A.C. MacMilan relatou em 1866 que seu cavalo roçou a planta enquanto viajava em uma estrada de North Queensland, na Austrália e, após o incidente, o animal ficou enfurecido e morreu em duas horas. Outras testemunhas afirmam que, na Segunda Guerra Mundial, muitos soldados não conseguiam lutar porque a planta os havia deixado imobilizados. É conhecido também o caso de um soldado que se suicidou por não aguentar o sofrimento.

A dendrocnide moroides pode ser encontrada na Austrália, onde é conhecida como gympie gympie, mas também na Nova Guiné e na Indonésia. As folhas dessa planta possuem uma série de pelos que cobrem sua superfície. Além disso, elas possuem um ferrão de sílica carregado de uma neurotoxina chamada moroidina, com efeitos venenosos. Basta apenas roçar a planta para sentir uma queimação muito forte que aumenta continuamente até se tornar insuportável.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.