Ossadas de gladiadores romanos são encontradas na França, ainda acorrentados

Ovacionados ou vaiados das grades do coliseu, vencedores ou perdedores, os valentes gladiadores romanos não eram donos de sua liberdade. Como uma amostra perfeita desta existência penosa de escravidão, foram encontrados os esqueletos de cinco lutadores ainda presos por seus grilhões, que não os deixaram nem em seu descanso eterno.

Recentemente, vários túmulos foram descobertos por arqueólogos no sudoeste da França, a 250 metros de profundidade de um antigo anfiteatro, no qual aconteciam as famosas batalhas em que homens se enfrentavam como animais selvagens. Os restos seriam dos séculos I e II de nossa era e fariam parte de um cemitério no qual eram enterrados aqueles que morriam nos arredores do anfiteatro. Três dos esqueletos foram achados com correntes em seus pescoços e pernas; outro, com um grilhão na garganta; e o último, uma criança escrava, com uma argola em um de seus pulsos.

Esses enterros aconteceram quando a Gália já havia sido invadida pelas legiões – o local era um próspero assentamento romano. A cidade de Saintes, onde foi realizada a descoberta, era a capital regional naquele período e é, atualmente, uma cidade famosa por causa de seu coliseu, que podia abrigar até 18 mil pessoas.

fonte: Daily Mail e Terrae Antiqvae

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.